RSD ‘Urban Assault’: Transformação de uma KTM 790 Adventure numa Scrambler

By on 1 Março, 2021

Isto não é um novo capítulo da conhecida saga ‘Transformers’, mas parece. Mais uma vez o brilhante customizador Roland Sands volta a surpreender, desta vez mudando integralmente o conceito de uma KTM 790 Adventure para uma atraente Scrambler… algo que, aparentemente, seria impossível!

Quando um cliente trouxe ao famoso designer americano a sua KTM 790 de 2019, pedindo-lhe uma alteração radical no conceito, aos poucos a moto de aventura austríaca foi recuando no tempo e ganhando uma nova forma. O resultado final foi a Urban Assault, um projeto que mantém as capacidades ADV mas combinada com um eminente estilo retro-urbano.

Roland Sands, o designer baseado na Califórnia é conhecido por combinar na perfeição funções modernas com formas do passado. Autor de um extenso portfólio, com ligações muito próximas a diversos construtores – como é o caso da BMW e Harley-Davidson – mais uma vez o brilhante customizador volta a surpreender, desta vez mudando integralmente o conceito de uma KTM 790 Adventure.

Falando em KTM de imediato nos vêm à mente ângulos afiados, proezas off-road e a cor laranja. Conhecida pela sua busca obstinada de desempenho, a linha de produtos da marca é completamente moderna, pelo que teoricamente, poderíamos ver esta moto transformada em algo de completamente diferente…  

Começando com o reservatório de combustível, a equipa da RSD substituiu o habitual compacto e estreito depósito por um depósito da Suzuki GT750, que fortemente modificado repousa agora no topo da estrutura, mantendo o motor de dois cilindros paralelos com arrefecimento líquido e 789cc sem alterações. No entanto, passou a ficar montado verticalmente o radiador para se obter uma silhueta mais fina. A subestrutura personalizada exposta mantém as linhas clássicas, com um assento mais fino da Husqvarna e um depósito supplementar do lado esquerdo a acentuar o visual retro.

O farol futurista da 790 Adventure dá lugar a uma unidade redonda de uma Triumph com uma grelha metálica de proteção da clássica ótica. Em ambas as extremidades, um pára-lamas dianteiro vintage KTM e um guarda-lamas traseiro proporcionam um toque VMX adequado. Uma pequenas bolsa de ferramentas foi colocada debaixo do visor TFT da 790 e uma bolsa de cauda adiciona um pouco de capacidade de carga. A placa numérica metálica também duplica como proteção térmica para a ponteira de escape Akrapovic.

A forquilha dianteira invertida da 790 Adventure foi mantida mas com diferentes proteções de bainhas, guarda-mãos e almofada de guiador da Pro-Taper. Apesar de todas as decisões de design esteticamente agradáveis, não podemos deixar de nos perguntar como é que a moto se comportará com o novo e largo depósito e sem a cúpula de proteção contra o vento original – algo obrigatório para se chegar ao visual retro pretendido.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments