Piaggio desenvolve novo sistema de suspensão para scooters

By on 18 Agosto, 2022

A Piaggio está atualmente a desenvolver um novo sistema de suspensão para a sua linha de scooters de duas e 3 rodas, inspirado na criação de um inventor do século XVIII, James Watt.

James Watt foi um famoso  físico escocês do século 18 e foi a primeira pessoa no mundo a cunhar o termo “cavalo de força”. Há mais de 250 anos atrás, Watt também foi responsável pela ligação de Watt, um tipo de ligação mecânica em que o ponto de movimento central da ligação segue praticamente numa linha recta para o ponto de amortecimento do veículo.

A ligação de Watt foi descrita na especificação de patente de James Watt datada de 1784 para o motor a vapor Watt. Como se vê, a Piaggio está a reviver a tecnologia de dois séculos para os tempos modernos, de acordo com uma patente recém-registada recentemente.

A Piaggio quer usar a ligação de Watt para suspender a moto em comparação com um garfo telescópico tradicional. O novo sistema permitirá um movimento menos lateral do eixo, permitindo ao condutor um controle mais preciso da scooter.

Observando os desenhos, podemos observar que o componente da suspensão está localizado em cada lado das rodas, e não próximo do guiador, tal como acontece numa forquilha telescópica convencional.

Ainda não se sabe quando a Piaggio vai apresentar o novo sistema patenteado, mas não deixa de ser um desenvolvimento emocionante ver uma tecnologia com 250 anos voltar nos tempos modernos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments