Porque a moto é boa para a saúde física e mental
Um estudo recente do Instituto de Neurologia e Comportamento Humano, descobriu que os motociclistas são menos ‘stressados’, mais felizes e menos distraidos do que os utilizadores de automóveis.
Todos sabemos que um motociclista corre um risco muito maior de se envolver num acidente, e que também a gravidade das consequências de qualquer acidente, é desproporcionalmente maior do que a dos automobilistas. Portanto, o objetivo inicial do estudo, idealizado pelo Instituto de Neurociências e Comportamento Humano (INHB), foi estabelecer um paralelismo entre as quantidade de níveis de stress nos motociclistas e os maiores riscos num acidente. Mas algo correu mal…
Para o estudo, a equipa do INHB preparou uma amostra de 50 motociclistas e 50 automobilistas que fizeram um percurso idêntico de 20 minutos em cidade, e os pesquisadores mediram a frequência cardíaca, cortisol e níveis de adrenalina dos condutores durante o trajeto. Cortisol é o designado hormónio do stress que se produz em situações stressantes, protegendo o corpo dos enervamento e regulando a pressão arterial.
Ao monitorizar os dois grupos de condutores, os pesquisadores descobriram que os motociclistas, geraram em média menos 28% de cortisol durante os testes do que os utilizadores de carros. Por outro lado, o nível de adrenalina e a frequência cardíaca foram em média mais altos do que nos automobilistas. Essa combinação, geralmente é observada após um treino leve, o que também leva à diminuição dos níveis de stress e ao aumento da auto-satisfação.
Além disso, constatou-se que os motociclistas se focaram mais na estrada e distrairam-se menos do que os utilizadores dos carros. Tendo em conta que outros estudos demostram que numa hora a andar de moto o motociclista perde de 170 a 600 kcal, verifica-se que as motos são realmente boas para a mente e para o corpo!
0 comments