Revelada a Yamaha MT-09 2021: De bom para muito bom!

By on 27 Outubro, 2020

A YAMAHA MT-09 2021 RECEBEU UMA ATUALIZAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA 2021 COM UM NOVO VISUAL, MENOS PESO E UM NOVO MOTOR DE 889CC COM MAIS POTÊNCIA E BINÁRIO.

Esta é a terceira geração da popular MT-09 depois ter sofrido a última evolução em 2017. Em seguida, a moto mudou da versão de farol simples ligeiramente gawky, para o modelo de farol duplo mais moderno e elegante.

Estilo – Mais singular que nunca!

Para 2021, a Yamaha mudou novamente o design da moto, deixando a atual linguagem de design da MT para trás. Pela primeira vez na história da MT-09, a moto de 2021 não encontra semelhança com absolutamente nada na gama hiper-naked da Yamaha.

Os faróis duplos estreitos desaparecem, com a parte frontal agora dominada por uma grande luz LED montada ao centro. Flanqueando o farol estão dois LED DRL muito finos.

O resto do design da moto trata de deixar aos olhos de todos a mecânica da MT-09. Os designers da Yamaha deixam bem em evidência na parte ciclística o motor, suspensão e sistemas auxiliares. Em termos gerais, o visual é de uma máquina compacta e bem proporcionada – e não é por acaso. A Yamaha reposicionou o depósito de combustível, o farol e escape o mais próximo possível do novo motor de 889cc. A centralização de massa é evidente na MT-09 de 2021.

Motor – Mais potente e menos poluente

Para ajudar a manter a moto a par do Euro5 e à frente do segmento de motos naked, a Yamaha optou por agraciar o modelo de 2021 com a maior atualização mecânica desde que o modelo foi criado em 2014. Foi-se embora o motor de 847cc substituído por uma nova unidade de 889cc.

O novo motor é compatível com o Euro5 e também faz da MT-09 de 2021 a versão mais poderosa de sempre. A capacidade extra vem do aumento do diâmetro do cilindro em 3mm fornecendo à unidade mais 49cc que aumentam a potência máxima em 4 CV, para um total de 120 CV, o que representa um aumento de 5% em relação ao modelo atual.

Os altos regimes do motor é uma coisa, mas como qualquer um que já conduziu a MT-09 sabe, a ampla propagação de binário perfeitamente linear da MT-09 é o aspeto mais divertido desta moto. Tendo em conta isto, a Yamaha aumentou o binário máximo que é atingido agora às 7.000rpm, 1.500rpm mais abaixo do que antes.

A completar as mudanças no novo motor esta o sistema revisto de injeção de combustível, com uma deslocação dos injetores junto à cabeça do cilindro para perto da válvula de admissão, passando o combustível a ser injetado diretamente na parte de trás das válvulas de admissão. O sistema foi adoptado para melhorar a atomização, melhorar a combustão, aumentar a eficiência do combustível e ajudar a obter essa importante certificação Euro5.

Ciclística – Amortecimento revisto

A Yamaha MT-09 de 2021 ganha garfos da Kayaba (KYB) com barras de 41mm com pré-carga, compressão e ajuste de amortecimento em extensão. O design do link da suspensão traseira também foi alterado e o novo monoamortecedor traseiro KYB ajustável é configurado para se adequar ao novo chassis com o seu peso que não foi significativamente reduzido.

Rodas forjadas de 10 raios

A moto 2021 também inclui um novo tipo inovador de roda que é aquecida e, em seguida, girada em rolos de alta pressão. O resultado é uma roda que a Yamaha afirma ser a mais leve de todos os tempos, e como qualquer preparador de motos sabe, reduzir o peso é a chave para melhorar a aceleração, travagem e maneabilidade.

Cores, disponibilidade e preço

A nova MT-09 vai estar disponível em três cores: Storm Fluo, Icon Blue e Tech Black. As primeiras entregas para os revendedores europeus da Yamaha, começarão a partir de março de 2021. Os preços ainda não são conhecidos.

Características e especificações da Yamaha MT-09 2021

– Novo motor de 889cc, 3 cilindros em linha, 4 válvulas, DOHC, EU5 refrigerado a líquido

– Mais potência em todos os regimes do motor

– Aumento de 7% no binário máximo a rpm’s mais baixas

– Aumento de 4 CV na potência máxima

– Novo quadro deltabox de alumínio fundido CF, 2,3kg mais leve

– Menor peso 189kg – redução de 4kg e o mais leve na classe naked de 900cc

– Menor distância entre-eixos para um manuseio mais dinâmico

– Novo braço oscilante de alumínio mais leve

– Estilo MT de nova geração ‘sem capa’ naked

– Qualidade premium por toda parte, com acabamento em moldura crystal graphite

– Iluminação LED completa com ícone de marca em forma Y design frontal e traseiro

– Novo QSS (Quickshifter) com sistema de mudanças rápidas para cima e para baixo

– A&S refinado – Embraiagem assist & Slip

– Novo IMU leve e compacto de 6 eixos

– Auxílios de condução: TCS, SCS e LIFt com três modos de intervenção

– ABS e BC – Sistema de Controlo de Travagem

– Modos de funcionamento do motor comutação D-MODE

– Novas rodas ultra-leves Spin Forged 17 polegadas de 10 raios

– Pneu traseiro 180/70-17 maior com pneu dianteiro 120/70-17

– Garfos KYB 41mm USD totalmente ajustáveis com configurações revistas

– Amortecedor traseiro KYB regulável com configurações revistas

– Painel de instrumentos TFT de 3,5 polegadas colorido com interruptor remoto no guiador

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x