Ron Berard, o aventureiro que foi até ao fim do mundo e voltou numa Africa Twin

By on 23 Março, 2021

De Vancouver até ao fim do mundo, literalmente. A longa, muito longa viagem de Ron Berard, canadiano, durou quase quatro anos e está prestes a terminar. 

Protagonista Ron Berard, 55 anos, natural de Vancouver, Canadá. Começou em 2017 a sua aventura, atravessou as Américas e prolongou ainda mais o desafio até à estância de Moat, primeiro com uma Ural e depois com a adventure Honda Africa Twin. Para o acompanhar até ao final desta lendária aventura era suposto ser uma Ural, a marca russa (agora americana) especializada em side-cars, mas na vida, as surpresas nunca cessam, e agora segue com uma Africa Twin até ao último destino..

A URAL ACABOU NA SUCATA

Chegar ao “fim do mundo” é o objectivo de muitos viajantes; o destino de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, é de facto um dos mais procurados pelos motociclistas de todo o mundo. Mas Berard não satisfeito com isso, e quis ir ainda mais longe. 

A aventura tinha sido planeada para ser feita integralmente a bordo da Ural, uma motocicleta aparentemente fiável e fácil de reparar em caso de imprevistos. Mas o problema começou imediatamente, com um parafuso de transmissão partido ao fim de apenas três quilómetros; uma vez resolvido o problema, no famoso Vale da Morte da Califórnia, o carro lateral parou em marcha atrás e desistiu… Ron viu literalmente a sua moto acabar num monte de sucata. A partir daí, escolheu a Africa Twin para seguir o seu périplo, e adeus  problemas!

IR E VOLTAR… DE MOTO!

Depois de atravessar a América do Norte, Central e do Sul, Berard chegou a Ushuaia e percebeu que podia ir mais longe, até à Estância Moat, 85 km mais a sul, numa estrada de macadam. O plano original era voar de Buenos Aires para casa, mas porque não fazer a viagem de regresso em duas rodas? E assim foi. Nos três anos em que esteve fora de casa, o aventureiro de 55 anos recebeu várias visitas da esposa, que voou para o encontrar em algumas etapas da viagem. Agora a sua odisseia está a chegar ao fim e a sua Penélope está prestes a abraçá-lo de novo.

Berard filmou e documentou os muitos momentos significativos da sua experiência, com o objectivo de produzir um documentário que fará sonhar os amantes de aventuras… Bom regresso!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x