Royal Enfield Interceptor 650 ‘Sabre’ alcança recorde de velocidade terrestre

By on 24 Março, 2021

Pilotada por Charlie Hallam a Royal Enfield Interceptor Sabre ‘esmagou’ o anterior recorde no lago salgado australiano Gairdner, estabelecendo um novo recorde de velocidade terrestre na categoria de 650cc!

Certamente, a Royal Enfield não é o primeiro nome que nos vem à cabeça quando pensamos em recordes de velocidade, mas esta Interceptor 650, pilotada pela primeira vez pelo especialista de corridas em pistas de sal Charlie Hallam, estabeleceu um novo recorde de 132,050 milhas por hora – equivalente a 212.51 km/h – na Speed Week do Lago Gairdner, na Austrália

O australiano Charlie Hallam no segundo dia da Speed Week no Lago Gairdner

Esta Interceptor Salt Racer 650 foi preparada pela Mid Life Cycles em Cremorne, Victoria (Austrália). Ver vídeo abaixo: 

Batizada como ‘SABRE’ foi originalmente construída para o ‘Busted Knuckles Build-Off’ da Royal Enfield em 2019, e depois de atrair atenções no referido Bike Show, o passo seguinte seria a participação na 30ª Semana da Velocidade anual nas salinas em 2020 – mas, infelizmente, a Covid apareceu e pôs fim ao sonho. Pelo menos por um ano, porque em 2021 o evento Speed ​​Week voltou ao Lago Gairdner no sul da Austrália, apesar de ter sido interrompido pela chuva. 

Procurando bater o recorde de 119,961 milhas por hora (193.05 km/h) de há 4 anos na Classe MF para motos de 650cc, Hallam e a Interceptor Sabre iniciaram a sua primeira corrida – quebrando o recorde logo na primeira tentativa com 121,782 mph (195.98 km/h). Hallam concluiria o primeiro dia chegando à velocidade na milha de 123,601 mph (198.91 km/h), para na manhã do dia seguinte atingir os 209.54 km/h e à tarde chegar à marca de 209.81 km/h. 

Guardada e trancada durante a noite, Hallam e a Interceptor Sabre voltariam à ação no terceiro dia para a derradeira tentativa e o melhor registo, 215.29 km/h. Levando em conta a média de todos as passagens, o novo recorde ficou estabelecido em 132,050 milhas por hora ou 212.51 km/h. Uma tempestade próxima fechou o evento do terceiro dia em diante, e nenhuma outra corrida pôde ser registrada – incluindo para as classes mais altas de motos de 1000cc.

A Classe MF 650 é para máquinas de 650 cc com ligeiras alterações e a funcionar com combustível comercial sem chumbo – o que torna esta conquista da Royal Enfield ainda mais impressionante. A HRA Geelong (Andrew Hallam) e a Hallam Cycle Works (Charlie Hallam) estiveram por trás desta criação da Mid Life Cycles. Concebida tendo por base uma Interceptor 650 normal de dois cilindros, a Sabre tinha a estrutura do quadro ligeiramente alterada, o motor recebeu novos pistões forjados, a cabeça do cilindro recebeu novos orifícios, a ignição era de competição, o comando do acelerador foi atualizado e a caixa de velocidades modificada, com extensão personalizada do braço oscilante e uma nova suspensão Öhlins.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x