Scoop: Piaggio tem em projeto uma scooter de 4 rodas

By on 1 Dezembro, 2022

A Piaggio parece querer estender-se às quatro rodas com um veículo articulado ao centro, em que as rodas traseiras e o motor permanecem sempre na vertical e apenas as dianteiras inclinam.

Depois de criar uma nova categoria de veículos com a introdução da scooter de três rodas MP3, a Piaggio parece disposta a expandir-se para quatro. Ainda uma scooter basculante, mas com uma dinâmica diferente de outras quatro rodas do mercado, nomeadamente a Qooder . Enquanto esta última inclina as quatro rodas para fazer uma curva, a ideia da empresa de  Pontedera é de um veículo articulado ao centro, no qual as rodas traseiras e o motor permanecem sempre na vertical e apenas as dianteiras dobram.

Um pouco como o MyMoover , o veículo de entrega de três rodas do mesmo fabricante também usado pelos Correios italianos, mas que tem uma dianteira de moto com apenas uma roda na frente.

Um pedido de patente depositado pelo fabricante toscano, acompanhado de desenhos deixam tudo muito claro: é bem visível a junta a meio da trave dorsal do quadro, o motor – deverá ser um Piaggio 125 a quatro tempos , que também atua como o braço oscilante da suspensão controlada por um amortecedor em posição central.

Não será um quadrilátero deformável como na MP3, mas um sistema de braço de inspiração automóvel, uma variação do esquema Watts patenteado pela mesma empresa este ano. O movimento deve ser linear como o de uma forquilha, ao contrário da suspensão do triciclo que traça um arco no seu percurso. A conexão entre o guiador e a direção deve ser direta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments