Aprilia RS 660 Trofeo: A versão ‘Racing’ já disponível

By on 7 Junho, 2021

Após a sua estreia em pista no troféu monomarca em Itália, a nova Aprilia RS 660 Trofeo já se encontra disponível para aqueles que gostam de sentir sensações fortes num circuito.  

Apresentada em janeiro de 2021, a Aprilia RS 660 Trofeo já está a marcar presença nas corridas de Twins. A moto desportiva de Noale conquistou o pódio na Corrida 1 da MotoAmerica Twins Cup em Road Atlanta e na série de troféus monomarca da Aprilia Racing RS 660 que começou em Itália. 

A Aprilia mantém o quadro de alumínio leve e o motor paralelo de 660 cc que tornou esta peso pluma numa moto ainda mais competitiva e com componentes premium. Livre de emissões e regulamentos de ruído, a RS 660 Trofeo também dispensa peças de homologação e ABS. O peso seco cai para 153 quilos e a potência máxima aumenta para 105 cv como resultado.

A versão em pista do RS 660, feita directamente pelo departamento de corridas da Aprilia, junta-se ao programa Factory Works, onde representa a oferta mais recente e acessível.

Já ágil e leve na versão street-legal, a transformação Trofeo utiliza componentes de nível extremamente elevado e explora ao máximo o equilíbrio perfeito entre arquitectura de chassis, motor e electrónica. Tal como a sua irmã ‘street legal’, eleva-se assim a fasquia na categoria das desportivas média, representando a proposta perfeita de dois cilindros para pista, apresentando uma excelente relação peso/potência e o pacote de electrónica líder no segmento.

O QUE MUDA…

Partindo das elevadas performances da RS 660 básica, as última atualizações aplicadas na versão Trofeo incluem o sistema elétrico, simplificado pela eliminação do conjunto do interruptor de ignição e do ABS. O sistema de travagem é simplificado com linhas independentes. A unidade de controlo ABS, no entanto, permanece na moto e ligada de modo a explorar as estratégias do sistema eletrónico integrado. A ECU é reprogramada na versão Race, com mapeamento ‘full power’ desenvolvido pela Aprilia Racing e dedicado exclusivamente à utilização em pista, recebendo ainda o escape de corrida Project SC. O painel de instrumentos TFT a cores foi reprogramado e foi integrado com um bloco de botões dedicado no lado esquerdo.

A suspensão conta com uma forquilha dianteira de cartucho interno “Misano by Andreani”, ajustável em compressão hidráulica e amortecimento de ressalto e pré-carga. O amortecedor traseiro Öhlins AP948 que possui pré-carga hidráulica, compressão e ajuste de amortecimento no ressalto. Os pneus são de alto desempenho Pirelli Supercorsa V3 SC1.

A arquitectura do chassis foi melhorada, com uma posição de condução rebaixada graças ao ângulo de direção superior de corrida e barras de direcção semi-elásticas ajustáveis. Os pousa-pés são ajustáveis e desmontáveis para que cada condutor na pilotagem de pista possa alcançar uma ergonomia óptima. A carenagem é em fibra de vidro.

As actualizações do motor elevaram a potência até 105 CV, um valor recorde para um cilindro duplo em linha, enquanto que o peso seco caiu para 153 kg. O sistema de ar secundário e o termóstato foram eliminados, enquanto que foram instaladas proteções de alumínio para a tampa da embraiagem e do alternador, bem como um filtro de ar específico Sprint Filter.

Como sempre, trabalhando ao lado da Aprilia Racing em cada um dos seus projectos são parceiros de alto nível como a Castrol, Zanasi Group, Cruciata, Jetprime, Spider e Bike Lift.

Todos os pormenores sobre a moto estão disponíveis em FACTORYWORKS.APRILIA.COM, onde pode contactar directamente a Aprilia Racing para encomendar a nova RS 660 Trofeo. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x