Ducati Multistrada V4 Pikes Peak: A tão esperada versão desportiva

By on 28 Outubro, 2021

Foi hoje finalmente apresentada, a tão aguardada versão desportiva da Multistrada V4: a Multistrada V4 Pikes Peak, mais leve, com roda dianteira de 17′, monobraço oscilante e equipamento de suspensão, eletrónica e travões provenientes da Panigale V4 S.

Na famosa subida de montanha Pikes Peak, a Ducati saiu vitóriosa em 2018. Carlin Dunne levou uma Multistrada 1260 ao triunfo com o tempo de 9’59,102 minutos. A partir de então e  devido a um acidente mortal no ano seguinte, a lendária prova de montanha foi interditada para as motos.  

A Ducati continua a tradição, e a prova disso mesmo é que a marca de Borgo Panigale apresentou hoje a nova Multistrada V4 na versão Pikes Peak. Ao contrário da Multistrada ‘normal’ que é uma grande enduro que pode fazer tanto off-road quanto estrada, a nova Pikes Peak tem a essência pura para rolar com enorme à vontade numa ziguezagueante estrada de montanha. Para esse efeito, a Ducati aplicou no quadro da Pikes Peak uma nova roda dianteira Marchesini de 3,5 x 17 polegadas e uma  traseira de 6 x 17 polegadas, ligada ao monobraço, criando assim condições para o uso de pneus desportivos, neste caso uns Pirelli Diablo Rosso IV nas dimensões 120/70 na frente e 190/55 atrás.

Com as jantes de alumínio forjado Marchesini , 2,7 kg mais leves que as da Multistrada V4 S, é fácil de perceber que o comportamento dinâmico da Pikes Peak estará mais eficaz e contribui para a redução da quantidade de peso total de 4 kg por comparação com a Multistrada V4 S.

As suspensões Marzocchi foram trocadas por umas suspensões Öhlins semi-ativas com bainhas de 48 mm invertidas e um mono-amortecedor TTX36. Na parte traseira, o curso da suspensão baixou para 170 milímetros, na frente permanecem os mesmos 170 milímetros de curso. O sistema de travagem com disco duplo, também foi melhorado. Para fornecer mais potência de travagem os discos aumentaram de 320 para 330 milímetros de diâmetro e as pinças  monobloco Brembo foram substituídas por pinças M50 Stylema.

A nova V4 Pikes Peak é a primeira Multistrada de sempre a estar equipada com a suspensão eletrónica Öhlins. O sistema Smart EC 2.0 é o mesmo adotado pela Panigale V4 S e pela Streetfighter V4 S. É um sistema particularmente avançado que permite um ajuste “event based”, que na prática regula as suspensões de acordo com o estilo de condução do utilizador. Por outras palavras, quando mais o condutor se aproxima dos limites, mais as suspensões ficam rijas.

Em comparação com a Multistrada, a Pikes Peak tem o ângulo de direção maior, com mais trail e consequentemente mais distância entre eixos. Especificamente o ângulo de coluna de direção é de 25.75° (+ 1.25° vs Multistrada V4) e o trail é agora de 120 mm (+0.5 mm vs Multistrada V4); a distância entre eixos aumenta para 1,595 mm (+0,028 mm vs Multistrada V4). Estes novos números dão à Multistrada V4 Pikes Peak as características de condução típicas de motos desportivas, sem comprometer o conforto em qualquer situação.

O motor V4 Granturismo com 1160 cc de cilindrada, permanece aparentemente inalterado. As especificações mostram exactamente os mesmos valores da Multistrada ‘normal’, com 170 cv ás 10.500 rpm  e 125 Nm às 8.750 rpm. Desenhado especificamente pela Ducati para a família Multistrada V4, resulta extremamente leve – 66,7 kg apenas – e é muito compacto. Graças a esses recursos, os engenheiros da Ducati criaram um equilíbrio e uma centralização de massa perfeita.

Já no que concerne à eletrónica, a Pikes Peak traz, entre outras coisas, vários modos de condução, o ABS Cornering, controlo de tração, controle de wheelie, quickshifter, cruise control adaptativo e monitorização do ponto cego – ou seja, o sistema de radar. O display TFT de 6,5 polegadas no cockpit não oferece apenas vários modos de leitura, também pode ser conectado em rede normal e usado para navegação.

A introdução do Modo Race Riding representa uma inovação para os modelos Multistrada. A opção Race junta-se a uma estratégia de corrida mais para o limitador, que intervém de forma mais gradual do que na Multistrada V4, de forma a alertar o motociclista com antecedência e permitir-lhe uma condução desportiva mais eficaz em termos de mudanças de velocidades na zona alta do conta-rotações. O quickshifter permite reduções de marcha extremamente agressivas, bem como a implementação de uma resposta do acelerador ainda mais direta no modo de alta potência.

A Pikes Peak não seria uma Pikes Peak se não viesse com uma certa quantidade de equipamento exclusivo. Neste caso, temos de aludir ao guiador mais estreito, mais baixo e mais dobrado que garante uma posição sentada mais desportiva. Destaque-se ainda a ponteira de escape Akrapovic, um banco de assento de dois tons que pode ser ajustado em altura de 840 a 860 milímetros, um guarda-lamas dianteiro de carbono, um pára-brisa escurecido e um acabamento em pintura especial em preto e vermelho.

As inovações eletrónicas visam obter uma melhor experiência de condução desportiva. Além da introdução do modo Race Riding, o Ducati Wheelie Control oferece uma resposta ainda melhor e um controle mais preciso durante a pilotagem dinâmica. O ABS Cornering também foi configurado para ser seguro e apresentar desempenho em qualquer situação de pilotagem desportiva.

O trabalho de design colhe elementos peculiares da família Multistrada V4, integrando-os com os dois elementos que identificam principalmente esta versão Pikes Peak do ponto de vista estético e funcional, nomeadamente a roda dianteira de 17′ e o monobraço atrás. A alma de corrida da moto é intensificada pela dedicado ” libré Pikes Peak” , fielmente inspirado tanto em cores e gráficos da Desmosedici GP ‘ 21; até mesmo as placas de número em ambos os lados do depósito de combustível contribuem para destacar a profunda ligação com o mundo da competição.

Em conclusão, a Multistrada V4 Pikes Peak é uma moto tecnologicamente avançada, projetada para aqueles que amam a emoção da condução desportiva, especialmente em curvas de montanha ou num circuito. E claro, o número que encontramos nas placas pintadas no depósito, só poderia ser um ‘1’!

A nova Multistrada V4 Pikes Peak estará disponível na rede de concessionárias Ducati a partir de dezembro de 2021 no acabamento Radar, que é equipado com sistema de radar dianteiro e traseiro.

Na Europa, a Ducati oferece aos clientes a “ 4Ever Multistrada”,uma  garantia exclusiva de 4 anos disponível para todos os modelos da Multistrada. Possui quilometragem ilimitada e é garantido por toda a rede de concessionários Ducati.

FICHA TÉCNICA

Motor:  V4 Granturismo, V4 a 90°, 4 válvulas por cilindro, contra-virabrequim, ordem de disparo Twin Pulse, refrigeração por líquido

Cilindrada: 1,158 cc

Diâmetro x curso: 83 mm x 53,5 mm

Taxa de compressão: 14.0:1

Potência máxima: 170 cv (125 kW) @ 10.500 rpm

Binário máximo:  12,7 kgm (125 Nm) @ 8,750 rpm

Alimentação: Sistema electrónico de injecção de combustível, com acelerador elíptico de 46 mm; sistema Ride-by-Wire

Escape: Silenciador em aço inoxidável, duplo catalisador e 4 sondas lambda

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: Por corrente

Embraiagem: multidisco em banho de óleo com controlo hidráulico, sistema deslizante em over-run

Quadro:  Tipo monobloco de alumínio

Suspensão dianteira: Forquilha Öhlins Ø 48 mm invertida, totalmente regulável com tratamento TiN

Suspensão traseira: Monoamortecedor Öhlins TTX36 totalmente ajustável, compressão electrónica e ajuste de amortecimento do ressalto com modo Öhlins Smart EC 2.0, ajuste electrónico de pré-carga, braço oscilante de uma só face em alumínio

Rodas: Marchesini liga leve forjada, 3,5″ x 17″

Pneus: Pirelli Diablo Rosso IV 120/70 ZR17 e 190/55 ZR17

Travão dianteiro: 2 discos semi-flutuantes de Ø 330 mm, montados radialmente Brembo com pinças Stylema monobloco de 4 pistões com 2 pinças, cilindro mestre radial, Cornering ABS

Travão Traseiro: 1 disco Ø 265 mm com pinças Brembo de 2 pistões flutuante, ABS Cornering

Painel de instrumentos: Ecrã a cores 6.5″ TFT com Ducati Connect e mapa completo de sistema de navegação

Altura do assento: Ajustável, 840 mm – 860 mm

Peso a seco: 214 kg (239 kg com depósito cheio)

Capacidade do depósito: 22 litros

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments