Tecnologia – Ride Vision, um sistema de visão preditiva

By on 31 Janeiro, 2021

Um sistema de segurança para motos que usa algoritmos de visão preditiva para antecipar os perigos na estrada, estará pronto para venda no primeiro trimestre de 2021.

O Ride Vision está em preparação há já alguns anos, e finalmente parece estar pronto para o público. A premissa básica é que este dispositivo de segurança da moto actua como um sistema autónomo de assistência ao condutor, alertando o condutor para um perigo potencial na estrada, para que este possa agir e, espera-se, conseguir através da sua informação evitar um acidente.

Tendo angariado um total de 10 milhões de dólares – 7 milhões com uma campanha de financiamento público, 2,5 milhões de financiamento privado, e parcerias com veteranos da indústria (incluindo a Continental em 2017) – os criadores deste dispositivo conseguiram assegurar o seu lançamento tanto para motociclistas como para utilizadores de scooters.

COMO FUNCIONA O RIDE VISION?

Não diferente dos sistemas de alerta de ângulo morto em alguns motociclos e carros mais recentes, o sistema foi concebido para funcionar como um sinal visual adicional para o motociclista tomar medidas. O sistema de alerta não invasivo não age automaticamente sobre os travões ou altera a direção da moto – cabendo ainda ao condutor fazer as manobras necessárias para evitar uma colisão.

O sistema avançado de alerta do condutor é denominado Collision Aversion Technology (Tecnologia de Aversão à Colisão), ou CAT, e funciona com um chip ECU alimentado pela bateria da moto/scooter, que também regista as manobras da moto. A subtração de energia da bateria, é aparentemente menor do que carregar um telemóvel na ficha USB.

CÂMARAS QUE SÃO “OLHOS NA ESTRADA”

Duas câmaras HD de grande ângulo montadas à frente e atrás, funcionam como um segundo par de olhos na estrada, transmitindo dados à ECU que usa algoritmos para prever movimentos futuros (como magia) dando ao condutor uma visão de 360 graus da estrada, através da sinalização do perigo com luzes LED colocadas nos espelhos retrovisores.

O sistema de segurança para motos Ride Vision proporciona aos condutores:

– Alerta de ângulo morto

– Alerta de ultrapassagem perigosa

– Alerta de perigo geral

– Alertas de colisão frontal, e lembretes para manter uma distância segura do veículo da frente.

Estão previstas mais funcionalidades, incluindo um sistema de deteção de colisão traseira, capacidade de chamada de emergência e “editor de videoclipes”.

As câmaras também podem servir um segundo propósito, pois podem gravar a sua viagem de forma semelhante a uma câmara de ação – servindo tanto para uma finalidade de segurança, como para uma recordação pessoal de uma viagem inesquecível!

Como qualquer bom acessório técnico, o dispositivo pode ser emparelhado com a aplicação dedicada para fazer ajustes ou aceder aos dados da deslocação. Além disso, pode ser instalado basicamente em qualquer moto ou scooter.

Mas, qual o custo para o comum mortal deste sistema inteligente que funciona como uns olhos suplementares para tudo o que nos rodeia na estrada? A estimativa do fabricante é que o Ride Vision venha a ter um preço de venda entre 282 e 338 euros!  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x