Touratech Rally 2020 – A grande aventura Offroad pronta a rolar

By on 15 Outubro, 2020

O TOURATECH RALLY É UM EVENTO DE CARIZ INTEIRAMENTE TURÍSTICO PARA MOTOS DE AVENTURA, COM UM FORMATO A FAZER LEMBRAR OS SAUDOSOS RAID TRANSPORTUGAL. FOMOS SABER O QUE SE ESTÁ A PASSAR…

O Touratech Rally decorre nos dias 23, 24 e 25 de Outubro e está sediado na zona de Alter do Chão, com cerca de 200 km diários a percorrer pelos 70 participantes, sempre em percursos distintos e com a garantia do cumprimento de todas as regras sanitárias devido ao contexto da pandemia de Covid-19. As inscrições já fecharam, com o limite máximo de 70 participantes alcançado.

Organizado pela Longitude 009, o Touratech Rally terá 5 etapas distribuídas por 3 dias, nas quais os participantes vão poder encontrar diversos tipos de navegação durante os cerca de 250km diários no interior centro de Portugal. Alguns desafios como a regularidade e orientação, também farão parte integrante desta aventura desafiante.

Há hora em que contactámos a organização, o incansável Filipe Elias estava no terreno e a preparar o extenso evento, e disse-nos: “Está tudo a decorrer muito bem neste que é o Evento Zero do Touratech Rally. Estou impressionado com a receptividade que estamos a ter aqui, sobretudo da parte das edilidades locais, e nesse aspeto quero realçar o apoio das Câmaras que têm até agora têm impedido a realização de muitos outros eventos mas que estão a 100% connosco”.  

Qual o grau de dificuldade do evento? “Muito fácil. Estamos numa época do ano em que aqui pode chover, e portanto criámos um percurso o mais fácil possível , até porque as motos são pesadas. Sobretudo queremos que as pessoas se divirtam, que saiam de casa e desfrutem de alguma liberdade convivendo com a natureza. Como temos que nos adaptar aos dias de hoje, criámos uma app (aplicação) para os nossos eventos, através da qual facilmente qualquer pessoa pode registar-se e obter todas as informações sobre o evento sem sequer sair do quarto de sua casa.”

Assistência médica no evento? “É o Doutor Barradas que nos faz a assistência médica e, sinceramente, a partir da altura em que passámos a trabalhar com ele tudo mudou para muito melhor. Por exemplo, sempre que deliciamos um percurso fazemo-lo sempre em conjunto, nada é feito sem a sua anuência. Ele tem sido fundamental para o nosso sucesso”.

Sobre o contexto da pandemia que atravessamos, Filipe Elias assegura que todas as regras sanitárias estão asseguradas. “Por exemplo, no hotel para os pequenos-almoços os participantes são repartidos por pequenos grupos, e na moto o distanciamento é automático”.  

Futuro do evento? “Como já disse, este é o Evento Zero. Temos muitas ideias que ainda não pudemos aplicar (jangadas, rappel, etc.) devido ao contexto em que vivemos, mas que no futuro vão fazer parte do evento. No ‘Nosso Dakar’ tivemos cerca de 400 participantes, agora não será assim, devido às condicionantes que todos conhecemos.”

O Touratech Rally conta apenas com motos de tipologia trail, Big Trail e Rally Raid, o trajeto foi  escolhido especificamente para este tipo de motos, não sendo autorizadas a participar motos de MX ou enduro.

Inscrições já fecharam

Sem qualquer carácter competitivo, o Touratech Rally vai incluir alguns desafios que irão acrescentar ao evento uma maior sensação de aventura. “Neste momento já atingimos o limite máximo de 70 participantes e temos fechadas as inscrições”, disse-nos Ana Tomás. “Devido ao contexto de pandemia em que vivemos nesta edição fomos obrigados a reduzir o número de participantes. A grande maioria são portugueses, mas temos também inscritos alguns espanhóis”.

Percurso

A prova decorre na zona de Alter do Chão, atravessando os concelhos de Mação, Gavião, Alter e Fronteira. Diariamente serão percorridos cerca de 200 quilómetros, sendo a navegação o maior desafio proposto aos participantes. Estes recorrem a cartografia ou GPS e devem ‘descobrir’ o percurso. Todos aqueles que conseguirem concluir todos os desafios com sucesso, receberão no final o dístico de prova superada. Para quem não estiver à vontade em algum deste tipo de desafio, podem sempre formar uma equipa com outro participante, antes ou no dia das acreditações.

Covid-19: Cumprimento de todas as normas da DGS e testes serológicos

O Touratech Rally é um passeio todo-terreno de cariz mototurístico com algumas passagens em estrada, sendo 70 a 80% do percurso em offroad. Face à atual situação de pandemia, houve logicamente cuidados redobrados da organização? “Sim. Vamos fornecer um kit desinfetante, toalhitas, álcool-gel, e uma máscara por dia a todos os participantes. Vamos ainda fazer testes serológicos a todos os participantes e organização: dando positivo não haverá problema, mas no caso de dar positivo a pessoa fica proibida de participar. Além disso, o local de hospedagem é o Villa Galé Hotel Real, certificado como ‘Clean & Safe’ pela DGS”.

PROGRAMA E COVID-19:

– Todos os participantes e organização serão submetidos obrigatoriamente a um teste serológico CoViD-19(resultado imediato) no momento da acreditação.

– Também a escolha do hotel teve em conta esse factor, sendo este um hotel com certificação Clean & Safe atribuída pelo Turismo de Portugal.

A organização vai  disponibilizar um kit CoViD-19 a cada participante que inclui:

– 1 mascara para cada dia

– luvas

– toalhetes desinfectantes

– 1 frasco individual de álcool gel

– folheto com regras especificas

– Track de GPS em formato GPX, RoadBook(também em formato PDF), carta topográfica, etc.

– Teste serológico CoViD-19

– Welcome pack (inclui kit Covid-19)

– Seguro de participação;

– 3 Almoços e 2 Jantares(hotel)

– 2 Noites de hotel de 23 a 25 de Outubro com pequeno almoço em quarto duplo ou single conforme o seu formato de inscrição.(Também poderá marcar a noite anterior no acto da inscrição);

– Acesso à App Longitude 009; disponibilizando toda a informação e notificações.

– Caso o evento não ocorra devido à pandemia Covid-19, o valor da inscrição será devolvido na totalidade;

– Caso um participante seja identificado como POSITIVO para a Covid-19, o mesmo será impossibilitado de participar no evento, não lhe sendo restituído o valor da inscrição; no entanto terá um desconto de 50% na inscrição base no nosso evento – O Nosso Dakar 2021.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments