Triumph Rocket 3 R Black – Rocket 3 GT Triple Black 2021: Cruzamento de emoções!

By on 9 Março, 2021

As novas Rocket 3 R Black e Rocket 3 GT Triple Black, trazem uma exclusividade extra com o seu inegável estilo musculado e forte presença, mas não perdendo o seu extraordinário sentido de resiliência de proporcionar os mais incríveis momentos de condução. Neste caso, volume não é um contra, antes uma benesse única aliada a um novo e sofisticado estilo “black out”…

Estas edições distintas proporcionam todo o desempenho do motor triplo de 2.500cc, líder mundial, tecnologia de alta especificidade e manuseio fenomenal que levou a Rocket 3 ao topo da sua categoria. Qual cruzamento de espécies que junta num todo, o que de melhor existe na gama da Triumph Motorcycles atualmente, estas duas edições limitadas acrescentam ainda mais atitude ao segmento das roadster musculadas e de alto desempenho.

A VERSÃO ROCKET GT TRIPLE BLACK COM 3 TONS ESCUROS

Com apenas mil unidades de cada uma destas versões disponíveis para todo o mundo, as novas Rocket 3 R Black e Rocket GT Triple Black acrescentam ainda mais exclusividade, vindo com um certificado de autenticidade que ostenta o número único de VIN das motos. Chega-se assim a um novo nível com um significado total e uma atitude mais simplista.

ESQUEMAS DISTINTOS DE TONS ESCUROS E PREMIUM 

A nova edição limitada da linha Rocket 3 vem em duas cores deslumbrantes e sofisticadas esquemas. A Rocket 3 R Black, a derradeira “roadster” musculada, assume um aspecto sombrio e estilo  temperamental com esquema distinto de pintura totalmente em preto mate e brilhante, com emblemas pretos no deposito e nova marca ‘negra’. Alternativamente, a Rocket 3 GT Triple Black apresenta um sofisticado estilo escuro, com um esquema distinto de tinta preta de três tons.

TRUMPH ROCKET 3 GT TRIPLE BLACK

O estilo dominante e agressivo sobressai no belo guarda-lamas frontal de fibra de carbono, seguido pelo seu motor líder mundial de 2.500cc de pintura única a preto, tal como nas proteções dos colectores de escape,ponteiras e tampas dos radiadores.Um atitude mais significante e ao mesmo tempo discreta nestas duas edições limitadas e exclusivas. A lista de componentes escurecidos prossegue nas duas Rocket 3 nos suportes de guarda-lamas pintados de preto, anel dos faróis e acabamentos do ecrã. Outros elementos anodizados pretos incluem a forquilha USD, apoios de pés, pedais de travões e de mudanças, o descanso lateral, alavancas de travão e embraiagem, espelhos, tudo pormenores premium brilhantemente maquinados e instalados de série..

A VERSÃO ROCKET 3 R BLACK

UMA MAJESTOSA ACELERAÇÃO E BINÁRIO DO MOTOR TRIPLO

O novo motor triplo da Rocket de edição limitada tem 2.500cc e na nova linha de motores Rocket proporciona um incrível desempenho. Na realidade, não é apenas o maior motor de motos de produção em todo o mundo, mas também proporciona o maior torque do mundo com avassaladores 221 Nm! O binário máximo é alcançado logo às 4,000 rpm e é mantido constantemente ao longo da gama média, dando uma aceleração sem paralelo e andar – ficamos mesmo ansiosos por a experimentar!

A potência máxima é de 167 CV a 6.000 rpm e o motor triplo está afinado para fornecer potência desde um valor baixo de 3.500 rpm até às 7.000 rpm. Aliás, sem dúvidas houvessem sobre o brilhante desempenho de Sua Majestade, estas dissiparam-se por completo quando recentemente a Rocket 3 R com a sua incrível capacidade de resposta estabeleceu um novo recorde em termos de motos de produção conseguindo acelerar de 0 a 60 milhas por hora (n.d.r. 0-96.5 km/h) em apenas 2,73 segundos!

O brilhante motor inglês transporta o estilo agressivo e escuro na pintura negra e acabamentos sobre o icónico sistema de escape de três cabeças hidroformadas, o que alia um estilo magnífico ao seu brutal e único rugido. O Rocket 3 R também apresenta uma caixa de seis velocidades de alta performance com corte helicoidal e uma embraiagem hidráulica de “ajuda de torque”.

MANUSEAMENTO FÁCIL

Em termos de comportamento a Triumph Motorcycles refere a Rocket 3 R como a GT com “uma revelação absoluta”, não apenas no conforto e de facilidade de rolamento, mas também na entrega  dinâmico desta roadster, “muito mais parecida com uma Speed Triple do que uma cruiser tradicional”. 

Ambos os modelos apresentam uma estrutura de alumínio leve e uma especificação muito elevada de equipamento – na parte traseira há um monoshock Showa totalmente ajustável com reservatório separado, enquanto que à frente a forquilha Showa de cartuchos com barras de 47mm é totalmente ajustável, seja em compressão e como extensão da carga.Os travões são a melhor especificação da Brembo Stylema com pinças monobloco radial com discos flutuantes gémeos. Estes calibradores de vanguarda são de design leve e compacto, com fluxo de ar optimizado para um arrefecimento eficiente. Realçando ainda mais a incrível especificação da Rocket 3, ambos os modelos apresentam disco de elevado desempenho da Brembo com um disco de 300mm na parte traseira.

ERGONOMIA PARA O CONFORTO EXTREMO

A Rocket 3 R e GT vêm com com acabamentos únicos em alumínio fundido pintado de preto sob o assento. A altura do assento é de  773 mm na Rocket 3 R, enquanto que na GT a altura do assento é de apenas 750mm. Ambas as ‘selas’ foram também concebidos para a máxima flexibilidade de assentos, com a opção de trocar entre um assento duplo e um único com a almofada de enchimento de acessórios, e de mudar para um modelos configurados com uma gama de opções de acessórios disponíveis. A posição das peseiras da Rocket também pode ser ajustável,com dois ajustes de posição vertical à escolha. 

NÍVEL DE EQUIPAMENTO 

A Rocket 3 vem com o ABS ‘cornering’ da Triumph e cruise control de série. Estes são controlados por uma sofisticada Unidade de Medição Inercial que mede o rolamento, a carga, a velocidade em curva e a aceleração da moto, a fim de calcular a inclinação ângulo e optimizar o controlo da travagem e da tracção em conformidade. Os instrumentos são os TFT’s a cores de última geração da Triumph, que são ajustáveis em ângulo e oferecem dois temas de layout de informação que podem ser personalizados. O sistema TFT tem o software acessório do sistema de conectividade My Triumph pré-instalado, e pronto a ser activado com um módulo Bluetooth acessório. Isto possibilidade a interação com uma câmara GoPro, navegação curva a curva e operações com o smartphone ou mésica através dos canais de comutação, com toda a informação exibida e acessível no ecrã TFT.

Ambos os modelos estão equipados com quatro modos de condução – Rain, Road, Sport e Rider (personalizável pelo condutor) que podem ser facilmente mudados no guiador. Para baixo consumo de energia, maior durabilidade e maior visibilidade, a Rocket 3 R tem iluminação full-LED, incluindo um farol duplo LED, uma luz traseira em forma de luz clássica, indicadores e luz da placa de matrícula.

De série a Rocket 3 de 2021 vem equipada com control de inclinação em colina, cruise control, ignição sem chave. fechadura de direcção sem chave e uma tomada de carregamento USB.

GAMA DE ACESSÓRIOS GENUÍNOS TRIUMPH

Como em todos os modelos Triumphs, existe uma vasta gama de Acessórios Genuínos disponíveis para o nova edição limitada Rocket 3s, através da qual cada um pode adaptar a moto à sua preferência. 

Entre os acessórios genuínos disponíveis, os clientes podem encontrar o Triumph Shift Assist, para mudanças de marcha para cima e para baixo sem embraiagem, punhos aquecidos (que vêm como padrão no Rocket 3 GT) e um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus para maior segurança e controlo. Para necessidades mais orientadas para o turismo, está disponível uma gama de bagagens com um sistema inovador da Triumph: sistema patenteado de montagem da top case de alumínio fundido, assentos intercambiáveis e guiador e os sistemas de rastreio e alarme Track+ e Protect+. 

FICHA TÉCNICA 

(Triumph Rocket 3 Black / Rocket 3 GT Triple Black) 

MOTOR

Tipo de motor: 3 cilindros em linha com arrefecimento líquido, DOHC

Cilindrada: 2,458 cc

Diâmetro x curso: 110,2 mm x 85,9 mm

Relação de compressão: 10.8:1

Potência máxima: 167 cv (123 kW) a 6,000 rpm

Binário máximo: 221 Nm a 4.000 rpm

Sistema de combustível: Ride-by-Wire, combustível injectado

Escape: perfil 3 em 1 preto com 3 silenciadores de saída

Eixo de transmissão final, caixa biselada

Embraiagem: molhada, multiplacas, operada hidraulicamente, ajuda de torque

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: por veio de cardã

CICLÍSTICA

Quadro: tipo Diamante com estrutura completa de alumínio

Braço oscilante: de um só braço construído em alumínio fundido

Rodas (frontal/traseira): Pneus 150/80 R17 V e  240/50 R16 V montados em jantes de alumínio de 17 e 16 polegadas

Suspensão frontal: forquilha Showa 47mm invertida com bainhas de cartucho, regulável em compressão e extensão

Suspensão traseira: mono-amortecedor Showa piggyback de reservatório separado RSU, totalmente regulável com ajuste de pré-carga hidráulico remoto

Travões frontais: discos duplos de 320 mm, pinças de 4 pistões radiais monobloco Brembo M4.30 Stylema + Cornering ABS

Travões traseiros: simple disco de 300mm, pinças monobloco Brembo M4.32 de 4 pistões + Cornering ABS

Painel de instrumentos: Pacote de instrumentos multifunções TFT com velocímetro digital, computador de viagem, tacómetro digital, indicadores de posição das mudanças, indicador de combustível, relógio, serviço de manutenção, temperatura ambiente e 3 modos de condução (Rain/Road/Sport/Rider-configurável). Nota: O TFT Connectivity System Triumph pode ser adicionado com o módulo Bluetooth equipado como acessórios.

DIMENSÕES E PESOS

Comprimento x larg. altura (mm); 2365 x 889 (guiador) x 1065 (s/ espelhos)

Altura do assento: 773 mm (Rocket 3 Black) 750 mm (Rocket 3 GT Triple Black)

Distância entre eixos: 1677 mm 

Angulo da direção: 27,9 °

Trail: 134,9 mm 

Peso a seco 291 kg (Rocket 3 R Black) 294 kg (Rocket 3 GT Triple Black) 

Capacidade do depósito: 18,0 litros 

Consumo de combustível 40,4 mpg (7,0 l/100km)

Débito CO2: 158 gramas/km

Norma EURO 5

Os dados relativos às emissões de CO2 e ao consumo de combustível são medidos de acordo com a regulamentação 168/2013/CE. 

Intervalo de serviço 10,000 milhas (16,000 km) /12 meses 

DISPONBILIDADE E PREÇO

Início de comercialização: nd. 

Preços:

23.500 € PVP (Rocket 3 R Black)

24.400 € PVP (Rocket 3 GT Triple Black)

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments