Triumph Speed Twin 2021: Mais potente e mais ágil!

By on 1 Junho, 2021

A Triumph aplicou diversas alterações na Triumph Speed Twin de 2021, apresentando-se agora com mais potência, uma ciclística fortemente revista para oferecer melhor manuseamento, a par de algumas mudanças estilísticas.

A Triumph Speed Twin ganhou inumeros fãs e prémios desde o seu lançamento em 2018, e mais de 11.000 destas motos foram construídas desde então. Para 2021, porém, a marca britânica espera aumentar esses números, adicionando à sua Speed Twin uma melhoria significativa.

No centro de tudo está um motor de dois cilindros paralelos de 1200cc, que embora  exteriormente pareça o mesmo motor do modelo anterior, sob essa pele evoluiu para um motor de maior potência, mais reactivo, e mais potente. A nova Speed Twin apresenta novos pistões com compressões mais altas, diferentes transfers, perfis da árvore de cames, e um novo sistema de ar secundário, alterações que permitiram aumentar a potência em 3 cavalos, elevando o pico de potência para 98.6 cv às 7,250rpm.

Além da potência incrivelmente forte e linear, a Speed Twin de 2021 também tem uma curva de binário mais completa, com o binário de pico de 112Nm a chegar mais de 500rpm abaixo da gama de rotações, em comparação com a geração anterior. A capacidade de resposta do motor Speed Twin também foi aumentada, graças a uma redução de 17% na inércia obtida através de uma nova cambota leve e alternador. Estes permitem que o motor gire mais rapidamente do que a geração anterior, e faça uma inversão mais dura durante mais tempo, com uma linha vermelha agora 500rpm mais alta do que antes.

A Triumph afirma que a nova Speed Twin roda mais depressa, faz curvas mais fortes e tem agora a linha vermelha 500rpm mais alta do que o modelo de saída.

O som distinto do Bonneville Twin é amplificado pelo novo escape de aço inox escovado, silenciadores desportivos de duplo efeito, que foram cuidadosamente trabalhados para um rugido profundo e a condizer com o lendário nome da Speed Twin.  Como com todos os modelos da gama Modern Classic da Triumph, o de manutenção é mantido baixo graças ao elevado primeiro grande intervalo de serviço de 10.000 milhas / 16.000 quilómetros.

CICLÍSTICA MAIS ÁGIL E DINÂMICA

A Speed Twin vem equipado com garfos dianteiros Marzocchi de 43 mm com amortecimento de cartucho, trazendo uma condução mais confortável e inspirador de confiança com um curso de 120 mm. Estes trabalham em perfeita sintonia com as unidades da suspensão traseira dupla com pré-carga de mola ajustável, com curso das rodas traseiras de 120mm, ambos ajustados com precisão para um manuseamento ainda melhor e o perfeito rolamento.

O desempenho da travagem foi também melhorado com as novas pinças de travão dianteiras monobloco Brembo de 4 pistões M50 radial e discos Brembo duplos de 320mm. Juntamente com a pinça traseira flutuante Nissin de 2 pistões com disco de 220mm, e ABS de série, estes proporcionam uma travagem inicial mais forte e com mais tacto.

Assegurando uma aderência incrível, precisão e estabilidade de alta velocidade, os novos pneus Metzeler Racetec RR são instalados de série para o modelo 2021, juntamente com as novas rodas de alumínio fundido, de 17″ tanto à frente como atrás, com um desenho leve de 12 raios.

A Speed Twin traz uma ergonomia perfeitamente proporcionada com um assento acessível de 809mm de altura, um suporte estreito sobre a largura, guiador cónico e uma confortável posição do apoios de pés, que estão 38mm mais à frente e 4mm mais baixos do que na Thruxton, proporcionando uma posição de condução mais relaxada.

TECNOLOGIA DE TOPO

A nova geração Speed Twin está repleta de tecnologia centrada no condutor, incluindo um sofisticado sistema de condução por cabo que assegura um controlo preciso do acelerador e permite três modos de condução: Rain, Street e Sport. Estes foram melhorados para 2021, ajustando tanto a resposta do acelerador como os ajustes de controlo de tracção para se adequarem à preferência do condutor. Os modos de condução podem ser alterados ao toque de um botão enquanto em movimento, para responder a qualquer alteração nas condições de condução. O condutor pode também optar por desligar o controlo de tracção independentemente através do menu de instrumentos. A Speed Twin vem também equipada com uma luz LED traseira e indicadores, e, sempre que a legislação do mercado o permita, a assinatura LED Daytime Running Light (DRL) é incorporada no farol.

Os mostradores 3D contemporâneos incorporam um sistema de menu digital acedido através do botão de acionamento montado no guiador. Outra tecnologia focada no condutor inclui uma tomada de carregamento USB sob o assento, um sistema acessório de monitorização da pressão dos pneus e um imobilizador com transponder integrado na chave da marca Triumph premium.

MAIS ESTILO PREMIUM

Incorporando o ADN intemporal de Triumph, com um estilo contemporâneo de “stripped-back custom e equilíbrio, a nova Speed Twin está  ainda mais atraente. Para além das novas rodas fundidas de 12 raios e silenciadores desportivos duplos em aço inoxidável escovado, a Speed Twin caracteriza-se pelo seu depósito em forma de assinatura de 14,5L com reentrâncias de joelho, belos espelhos de extremidade de barra, painéis laterais esculpidos e banco de banco elegante.  Detalhes e acabamentos de primeira qualidade são harmonizados em toda a moto, incluindo guarda-lamas dianteiros e traseiros em alumínio escovado com novos suportes, além de painéis laterais e protecções de calcanhar em alumínio escovado. Os novos apoios de faróis anodizados podem ser encontrados em detalhes e toques de primeira qualidade adicionais para complementar a taça de faróis pintada, a clássica tampa de combustível Monza e o braço oscilante de alumínio anodizado transparente.

Para 2021, o Speed Twin está disponível em três esquemas de pintura: o novo esquema vibrante e lustroso Red Hopper, o sofisticado Matt Storm Grey com subtis acentos amarelos, ou o intemporal Jet Black.

MAIS DE 50 ACESSÓRIOS PERSONALIZADOS

A Speed Twin de 2021 é a plataforma perfeita para a personalização com mais de 50 acessórios personalizados que os ciclistas podem acrescentar para melhorar o estilo, praticidade e segurança da sua bicicleta. Estes variam desde indicadores LED multi-funções, a bancos e bagagem acolchoados, joelheiras, embelezadores de motor, tampas de parafusos de cabeça, placas de cárter, pegas aquecidas e muitos mais.

Todos os acessórios Triumph genuínos foram concebidos e desenvolvidos juntamente com a própria bicicleta, com os mesmos padrões de exigência, para assegurar uma integração perfeita e uma excelente durabilidade, e todos vêm com a mesma garantia de dois anos de quilometragem ilimitada.

A nova Speed Twin custará em Portugal (a partir de) 13.600€ PVP e chegará aos concessionários no próximo mês de Agosto.

Ficha técnica

MOTOR

Tipo: dois cilindros paralelos com arrefecimento  líquido

Distribuição: 8 válvulas, SOHC, ângulo da manivela paralelo de 270

Cilindrada: 1200 cc

Diâmetro x curso: 97,6 mm x 80 mm

Compressão: 12.1:1

Potência máxima: 98,6 cv (73,6 kW) às 7250 rpm

Binário máximo: 112 Nm às 4250 rpm

Alimentação:  Injecção de combustível electrónico sequencial multiponto

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: corrente

Embraiagem; multidisco em banho de óleo

CICLÍSTICA

Quadro: estrutura de aço tubular

Roda dianteira: Liga de alumínio fundido 17″ x 3,5″

Roda traseira: Liga de alumínio fundido 17″ x 5.0″

Pneu dianteiro: 120/70 ZR17

Pneu traseiro: 160/60 ZR17

Suspensão frontal:  Forquilha com barras de Ø 43mm Marzocchi, 120mm de curso

Suspensão Traseira: 2 amortecedores com pré-carga ajustável, curso da roda traseira de 120mm

Travões dianteiros: discos duplos Ø 320mm, Brembo M50 pinças monobloco radiais de 4 pistões, ABS

Travões traseiros: disco único Ø 220mm, compasso flutuante de 2 pistões Nissin, ABS

DIMENSÕES E PESOS

Comprimento x larg. X altura: 2099 x 778 x 1097 mm

Altura do assento:  809 mm

Distância entre eixos:  1413 mm

Peso com combustível: 216 kg

Capacidade do depósito de combustível: 14,5 litros

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x