Triumph Trident 660: Uma nova definição de peso-médio

By on 30 Outubro, 2020

A NOVA TRIUMPH TRIDENT 660 COMBINA O DESEMPENHO TRIPLO DO MOTOR, LINHAS PURAS E MINIMALISTAS E TECNOLOGIA LÍDER DE CLASSE PARA PROPORCIONAR PURO PRAZER DE PILOTAGEM. É UMA MOTO 100% NOVA, QUE COMBINA FORMA E FUNÇÃO NUM TODO, NÃO APENAS INTERESSA A VERTENTE ESTÉTICA MAS TUDO O QUE REALMENTE INTERESSA AO MOTOCICLISTA. COM UM PREÇO DE 7.995€ E DISPONÍVEL JÁ A PARTIR DE JANEIRO DE 2021 NOS CONCESSIONÁRIOS, ANTEVEMOS PARA A NOVA ‘JOIA BRITÂNICA’ UM FUTURO BRILHANTE.   

A Trident 660 é uma moto totalmente nova, que combina forma e função num todo. Na verdade, o que verdadeiramente interessa não é somente o factor estético mas tudo: a qualidade premium da componente ciclística, o motor triplo, inteiramente novo, as suspensões, travões e a eletrónica que empregam equipamento de alto nível.

A novíssima Triumph Trident 660 marca o início de um novo capítulo para o segmento Roadster da marca inglesa, competindo naquela que é uma das categorias mais dinâmicas e excitantes do mercado. O design minimalista, combinado com tecnologia líder na classe e um novo triplo motor de 660cc constituem, a combinação perfeita para uma nova geração de motociclistas entrarem no mundo Triumph, com uma nova moto que proporciona agilidade de pilotagem e desempenho emocionante, acentuados por características de segurança de última geração e com o icónico e moderno design britânico.

Steve Sargent, Chefe de Produto da Triumph Motorcycles, disse a propósito da nova Trident 660: “O que quisemos foi dar aos condutores deste mundo de roadsters de peso médio realmente excitante, todas as coisas que eles querem da sua moto, com um conjunto genuíno de vantagens reais que estabeleçam uma nova referência de escolha. Desde o preço competitivo, à tripla potência e desempenho, mais os benefícios da tecnologia e manuseamento líderes na classe, acreditamos que o Trident 660 é um verdadeiro marco na categoria”.

Anunciando no motor 81 cavalos às 10.250 rpm, com 90% do binário máximo disponível na maior parte da faixa de rotação, para um peso marginal de conjunto de 189 kg (com líquidos), a nova Trident 660 será sem dúvida uma ‘pedra no sapato’ para a concorrência. Tanto mais que alia ao estilo ‘new age’, a possibilidade de conversão para a licença de condução A2 e um preço arrebatador.  

A nova Trident 660 tem como concorrentes directas a Yamaha MT-07 com o motor de 2 cilindros paralelos, a Honda CB 650 R de 4 cilindros e a Kawasaki Z650 com 2 cilindros paralelos. No nosso mercado e ao cabo do terceiro trimestre (Julho-Agosto-Setembro) a Yamaha é a marca líder do segmento das motos Naked de peso médio com a MT-07, com mais 53 unidades matriculadas que a CB 650 R da Honda. Na terceira posição, mas mais distante no numero de motos matriculadas, vem a Kawasaki Z650.

MOTOR: AS VANTAGENS DO TRIPLO 660

O novo motor oferece pela primeira vez todas as vantagens de carácter e desempenho de um motor triclíndrico em linha na categoria de peso médio, e foi desenvolvido especificamente para a Trident com 67 novos componentes e uma afinação única, rica em torque e potência. Com os seus 660 cc e dois modos de pilotagem (Road e Rain) oferece de acordo com a marca inglesa ‘O melhor de todos os mundos’, tendo sido construído para  combinar a gama baixa e média de um motor paralelo, com o desempenho de topo de gama de um motor de quatro cilindros.  

Está disponível um Kit de conformidade A2, incluindo um punho de torção APS específico A2 e uma afinação de motor dedicada. A configuração do motor compatível com A2 limita a potência de pico a 47,8 CV às 8.750 rpm e o binário a 51Nm às 5.250 rpm. Graças ao novo e elegante silenciador de sub-selagem de uma única saída, a Trident 660 emite um som de motor profundo e nítido, revelando um triplo carácter distinto.

Na transmissão a nova Trident conta uma caixa de 6 velocidades com relações de transmissão e tracção final optimizadas para uma condução dinâmica, características que são melhoradas pelo deslizamento e pela embraiagem auxiliar com uma nova alavanca de embraiagem optimizada, proporcionando uma acção leve para reduzir a fadiga do condutor e tornando a Trident 660 ideal para a condução urbana. Para estilos de condução ainda mais suaves e desportivos, está disponível como acessório Triumph o “shift assist up-and-down quickshifter”  que permite subir e descer marchas sem engatar a embraiagem.

PARTE-CICLISTICA: PARA O MELHOR MANUSEAMENTO DA CLASSE

Com uma configuração e especificação concebidas para estabelecer uma nova referência de manuseamento, sobressai na Trident 660 um peso de direcção leve, altura baixa do assento e largura reduzida. Combinando o peso de 189kg com o novo quadro tubular em aço, perfil ergonómico para se adequar tanto a motociclistas experientes como aos novatos, rodas leves de 17” em alumínio e barras de alumínio cónicas, a Trident parace tão boa de conduzir como para olhar, porque é inegável a sua estética distinta na categoria das moto de peso médio.

A posição de condução da Trident foi concebida para gerar conforto e maneabilidade, sendo para esse efeito uma moto estreita, com uma posição de condução que inspira confiança e uma altura baixa do assento de 805 mm adequada à maior parte das estaturas do condutor. O assento é espumoso e proporciona conforto para condutor e passageiro, as pegas de alças  estão disponíveis como acessório.  

AMORTECIMENTO E TRAVAGEM: COMPONENTES PREMIUM

A Trident 660 está excelentemente servida em termos de amortecimento, em grande parte devido às suas suspensões premium Showa. Na frente, está equipada com uma forquilha inertida de função separada com 120mm de curso na roda dianteira, enquanto atrás  apresenta uma unidade de suspensão traseira mono-choque, ajustável em pré-carga, Showa com articulação com 133,5mm de curso.

O desempenho conta ainda com uns bons pneus Michelin Road 5, montados de série e anunciados com uma aderência excepcional que proporcionam confiança tanto em condições molhadas como secas. Um sistema de monitorização da pressão dos pneus, está também disponível como acessório.

A completar a lista de equipamento avançada da Trident, o sistema de travagem Nissin que proporciona uma potência de paragem excepcional a partir de pinças dianteiras deslizantes Nissin de 2 pistões com discos duplos leves de 310 mm à frente; atrás funcionam uma pinças traseiras do mesmo fabricante mas de pistão simples no disco traseiro.

TECNOLOGIA LÍDER ENTRE AS PESO MÉDIO

Melhorando ainda mais a sua incrível relação qualidade/preço e a sua configuração de segurança líder na classe, a nova Triumph apresenta um padrão inigualável de tecnologia centrada no condutor. A Trident 660 vem munida com um painel de bordo elegantemente renovado, que fornece ao utilizador toda a informação necessária num estilo compacto, muito ‘clean’ e que aparece num redondo ecrã TFT a cores integrado, com um ecrã LCD ‘branco sobre preto’ cristalino.

O painel minimalista traz o módulo acessório dedicado ao My Triumph Connectivity System, podendo fornecer navegação curva a curva, controlo GoPro e controlo telefónico e musical, tudo através de Bluetooth, utilizando os cubos de interruptores montados no guiador.

Concebida para o máximo prazer de condução e confiança, a Trident vem equipada de série com três características tecnológicas líderes na sua classe: com 2 modos de condução, controlo de tracção ajustável e acelerador com ‘ride-by-wire’. Os modos de condução “Road” e “Rain” aumentam a confiança, controlo e segurança através do ajuste electrónico tanto do mapa do acelerador como do controlo de tracção. O ajuste do mapa de acelerador é possível graças à tecnologia de condução por cabo que proporciona uma resposta de acelerador nítida e precisa. A potência do motor triplo 660 é gerida pelo controlo de tracção comutável, integrado em ambos os modos de condução, e também pode ser desactivado directamente através do menu de instrumentos. Além disso, a potência do sistema de travagem Nissin é ainda mais suave e segura graças ao ABS, que a Trident 660 traz de série.

ILUMINAÇÃO All-LED

A novíssima Trident 660 apresenta um farol de 7” completo, exclusivamente concebido para este modelo com o distintivo Triumph Premium incorporado no mesmo. O sistema de iluminação continua com uma luz traseira LED lindamente integrada que também tem um crachá Triumph integrado, e indicadores LED que são auto-cancelantes. Estão também disponíveis indicadores de encaixe de acessórios, acrescentando estilo adicional e sofisticação moderna ao visual da moto.

Fazem parte da lista de acessórios os punhos aquecidos para melhorar a condução em tempo frio e pode ser instalada uma tomada de carregamento USB por baixo do assento. Dependendo do mercado, a moto pode também ser equipada com um alarme, ou tracker com sistema de monitorização 24/7.

ESTILO DISTINTIVO TRIUMPH

A nova Trident 660 introduz um estilo e carácter único e contemporâneo da linha Triumph Roadster com uma postura pura, minimalista e de linhas limpas, reunindo o icónico ADN de design Triumph, com uma pitada da musculada Speed Triple.

O aspecto distinto do novo Triumph Trident 660 caracteriza-se por uma série de características únicas, incluindo um depósito de combustível de 14L, com um novo estilo de design contemporâneo e recortes de joelho com a assinatura Triumph.  As rodas de cinco raios em alumínio fundido leve acrescentam um aspecto agressivo à moto graças ao seu design desportivo preto. O novo braço oscilante elegante e o design traseiro limpo e leve da Trident amplifica o estilo distinto com um cabide de número mínimo integrado com os indicadores traseiros.

Como em todas as motos Triumph, a atenção aos detalhes e aos acabamentos foi elaborada para estabelecer a referência de qualidade. Desde as capotas do radiador de cor corporal, aos jugos esculpidos de alumínio, aos protectores das bainhas da forquilha de cor corporal, guiador de alumínio cónico e espelhos em forma de lágrima, os detalhes, qualidade e acabamento da Trident são excelentes.

A presença tanto do logotipo da marca Triumph icónico como do nome “Trident” foi perfeitamente incorporada no desenho da Trident 660. Os logótipos Premium Triumph podem ser encontrados tanto no farol como na luz de cauda e também elegantemente expostos na interface do instrumento e na tampa do depósito de combustível maquinada. Além disso, na lateral do tanque, um emblema de alumínio Trident com detalhes maquinados em diamante reforça o estilo e a qualidade deste modelo totalmente novo.

INTERVALOS DE MANUTENÇÃO DE 16.000 KM

Os clientes Trident poderão enriquecer ainda mais a sua especificação desta moto através de uma selecção de acessórios Trident dedicados para personalizar e acrescentar ainda mais desempenho, praticidade e estilo. Incluindo protectores de quadro, um ecrã fly screen colorido, espelhos retrovisores em alumínio, pegas aquecidas, punhos aquecidos, ajudas de deslocação para cima e para baixo quickshifter e bagagem, todas as 45 opções disponíveis foram concebidas juntamente com a Trident e vêm com uma garantia de 2 anos de quilometragem ilimitada.

A nova Trident 660 vem com um intervalo de serviço líder na classe, 16.000 km é entre 25% e 65% superior aos principais concorrentes na categoria das naked de peso médio – proporcionando um valor incrível ao cliente e um custo contínuo de propriedade muito mais baixo.

Isto, aliado ao aliciante valor de compra de 7.995 euros, torna a Trident 660 numa opção adequada para um leque abrangente de motociclistas. Não só por isso mas por tudo o que oferece esta moto que vai estar disponível em 4 cores distintas (Branco cristal, Preto mate, Preto safira e Cinzento Ice Diablo) seja Bem-vinda!

CORES

FICHA TÉCNICA

MOTOR
E TRANSMISSÃO
Tipo3 cilindros em linha, arrefecimento líquido, DOHC, 12 válvulas
Capacidade660 cc
Aborrecer74,0 mm
Curso51,1 mm
Compressão11.95:1
Potência Máxima81 CV (60 kW) @ 10.250 rpm

(restrição A2) 47 CV (35 kW) @ 8.750 rpm
Torque Máximo64 Nm (47 lbft) @ 6.250 rpm

59 Nm @ 5.250 rpm (restrição A2)
Sistema de CombustívelInjeção de combustível eletrónica sequencial multiponto com controle eletrónico do acelerador
EscapeAço inoxidável 3 em 1 sistema de cabeçalho com silenciador de aço inoxidável de lado único baixo
Unidade FinalCorrente selada
EmbreagemMultidisco em óleo deslizante
Velocidades6 velocidades
Chassis
QuadroPerimetral em aço
Braço oscilanteAço fabricado de lado duplo
Roda dianteiraAlumínio fundido, 17 x 3,5 em
Roda traseiraAlumínio fundido, 17 x 5,5 em
Pneu dianteiro120/70R17
Pneu traseiro180/55R17
Suspensão dianteiraForquilha Showa com bainhas de função separadas de 41mm invertidas
Suspensão traseiraShowa monoshock RSU, com ajuste de pré-carga
Freios dianteirosPinças deslizantes de dois pistãos Nissin, 2 discos de 310mm, ABS
Freios traseirosPinça deslizante de pistão único nissin, disco único de 255 mm, ABS
InstrumentosInstrumentos multifunções com tela TFT colorida
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento2020 mm
Largura (guidão)795 mm
Altura sem espelhos1089 mm
Altura do assento805 mm
Distância entre eixos1401 mm
Ancinho24,6 °
Trilha107,3 mm
Peso molhado189 kg
Capacidade do tanque de combustível14 litros

CONCORRENTES DA TRIUMPH TRIDENT 660

3 CILINDROS, 660CC, 82 CV, 189 KG – 7.995 €

YAMAHA MT-07 2020

2 CILINDROS, 689CC, 74,8 CV, 182 KG – 6.995 €

HONDA CB 650 R 2020

4 CILINDROS, 649CC, 95 CV, 202 KG – 8.050 €

KAWASAKI Z 650 2020

2 CILINDROS, 649CC, 68 CV, 187 KG – 7.390 €

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x