Usados – Como evitar que lhe vendam ‘gato por lebre’

By on 28 Outubro, 2020

NO MERCADO DE SEGUNDA MÃO O QUE NÃO FALTA SÃO OFERTAS ALICIANTES, MAS ALGUNS ANÚNCIOS SÃO ENGANADORES E PODEM FAZER QUE PERCA O SEU DINHEIRO INUTILMENTE. PARA NÃO SER ‘LEVADO’ POR BURLÕES, ARRISCANDO-SE A FICAR PARADO NA ESTRADA E DE BOLSOS A ABANAR, SIGA ALGUNS CONSELHOS DESTE ARTIGO. 

A ganância de comprar barato, de fazer o melhor negócio, é o mote do comprador. Mas quando mais tarde o telefone do vendedor fica desligado e o anúncio foi removido… o medo surge e a ganância sai de cena. O medo vai crescendo atraindo a angústia e o desespero de ter sido enganado.

Não se ache o melhor negociador do mundo. Parta sempre do princípio que do outro lado está alguém que não conhece.

A compra de moto em segunda mão

Comprar uma moto de segunda mão, pode até ser uma opção muito boa se quisermos economizar alguns ‘trocos’ na compra da nossa próxima moto, tornando-se ainda interessante se formos nós próprios a vender nossa moto atual. Mas devemos estar atentos, pois o negócio de compra e venda normalmente atrai a atenção dos golpistas, e se não temos cuidado podemos dar com alguém que se aproveita da nossa boa vontade.

Anúncios a vender motos ao preço da pechincha, vendedores de credibilidade duvidosa, transações complicadas, problemas com os documentos das motos, excessivos juros são situações que frequentes no mundo de usados – algumas até ‘cheiram mal’ à distância! Ainda assim, muitos caiem na ‘cantiga’ de gentes sem escrúpulos, inclusive a vender ou trocar a sua própria moto.  

Para combater a fraude, veremos as características dos casos mais comuns em que pode identificar como ‘golpadas’ e das quais deve fugir a sete pés para não se meter numa encrenca. Os ‘golpistas’ usam todos os meios que pode imaginar para se safar, seja em páginas de segunda mão em aplicativos de anúncios, e têm os seus direitos bem estudados para ficarem imunes no caso do enganarem. Se você quer comprar ou vender com segurança, siga estas nossa dicas.

Como não cair na ‘cantiga do bandido’

Quando lê o anúncio de venda de uma moto, ou alguém entra em contato consigo para comprar a sua moto, deve ter pronto a disparar todos os alarmes.

A grande maioria dos casos são pessoas honestas como você que apenas e só querem trocar de moto e procurar uma venda legal, mas devem estar atentos, porque no outro lado do telefone ou da mensagem pode estar alguém que vem do ‘lado negro’ e que o que mais quer é ter o seu dinheiro!

Sendo assim, caso esteja interessado na compra de uma moto de segunda mão, preste atenção a alguns indicadores:

– O preço da moto é excessivamente barato, parece uma pechincha feita à sua medida. Desconfie.

– O vendedor diz que vive no exterior, em algum país europeu ou africano.

– O vendedor está com muita pressa na transação, dando-lhe um prazo muito curto para aproveitar o preço. Questione a razão dessa pressa, e se não for por a moto estar quase vendida a outra pessoa… fique alerta.

– O contato sugerido é apenas por e-mail.

– Vendedores que te dão qualquer desculpa para falar ao telefone.

– Uso errado da linguagem, em péssimo espanhol, como se fosse o resultado de uma tradução.

– Quando os números de telefone de contato aparecem, geralmente são números ou números estrangeiros que não existem.

Diante de sinais como estes… desconfie, porque existem todas as probalidades de estar a cair numa fraude.

As ‘golpadas’ mais frequentes

Não é invulgar encontrar golpes que seguem o mesmo padrão, que usam os mesmos recursos e que usam os mesmos truques. Então não é difícil distingui-los de anúncios reais em que podemos confiar.

Se entrar em contato com qualquer um desses anúncios as respostas e condições oferecidas pelo vendedor também o colocarão alerta, pois os ‘golpistas’ geralmente são bastante atrevidos no discurso e não confiam.

Por exemplo, há pessoas que dizem que a moto está em Portugal, mas que estão no exterior e que não podem fazer a transação pessoalmente. Pedem um sinal de transferência, você faz e nunca mais ouve falar deles novamente. Outro exemplo, ‘golpistas’ que passam como intermediários de páginas conhecidas de compra e venda de motos na internet e que lhe pedem cobranças antecipadas com o pagamento feito através da DHL, Wester Union, etc. – Desconfie!

No caso de ser você ser a vender a sua própria moto, também não está livre de alguns golpes baixos. Por exemplo: uma pessoa está muito interessada na sua moto, paga-lhe a moto por cheque, mas o valor que colocou no cheque é um valor maior ao acordado. Essa pessoa então pede-lhe que devolva a diferença e você com toda a boa fé faz isso por transferência bancária, mas quando o banco verifica o cheque que recebeu (pode levar até 4 dias) dizem-lhe que o mesmo não tem cobertura. O que se passa é que você já lhe ‘devolveu’ o dinheiro, possivelmente até já lhe entregou a moto e até a sua alma, porque provavelmente nunca mais verá o suposto comprador.

Primeiro veja a ‘cor do dinheiro’

Nunca entregue a sua moto antes de ter a confirmação do dinheiro na sua conta, após boa cobrança. Compare, é como nas compras do supermercado: primeiro paga, e só depois lhe passam o recibo para sair com as compras.

Prefira sempre uma transferência bancária que é mais rápida e segura, sendo verificada em 3 dias uteis pela entidade bancária. No caso do cheque, além do perigo de ser um ‘cheque careca’, os bancos podem levar até 5 dias uteis a verificá-lo.

Deram-lhe o golpe, que fazer?

O que pode fazer se foi burlado ao comprar uma moto. Em primeiro lugar deve de imediato ir à Polícia e relatar tudo o que aconteceu, dar o máximo de detalhes possíveis sobre o golpista e explicar o seu modus operandi.

O que lhe fizeram é considerado crime de fraude se o prejuízo patrimonial for de valor elevado.

Uma vez que consiga apresentar a denúncia e ela for aceite, quase nunca valerá a pena recorrer aos profissionais jurídicos e seguir os seus conselhos na recuperação do seu dinheiro perdido. Algo que, infelizmente, raramente será alcançado.

Próximo artigo: Compra de moto usada online

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x