X-Turismo: Moto voadora japonesa colocada à venda

By on 19 Maio, 2022

A start-up japonesa ALI Technologies, anunciou o lançamento global da sua hoverbike no Salão do Mónaco, de 8 a 12 de junho de 2022. A Limited Edition X-Turismo será produzida num total de 200 unidades, por um preço unitário de 660.000 euros.

Já foram vários os projetos de motos voadoras que vimos nascer, sejam criações únicas como a LMV 496 de Lazareth, ou projetos de produção em massa. Alguns já começaram a ser demonstrados em público, como recentemente no Dubai, onde o Hoversurf Scorpion-3 adquirido pelo Emirado acabou por cair durante um teste .

Mas um fabricante japonês foi agora o primeiro a anunciar a comercialização da sua moto voadora. No outono passado, a ALI Technologies apresentou a sua X-Turismo , uma moto movida por seis hélices, acionadas por um sistema híbrido composto por um motor de combustão e quatro motores elétricos. O veículo aéreo com 300 quilos, mede nada menos que 3,7 metros de comprimento por 2,4 de largura, é capaz de atingir uma velocidade máxima de 100 km/h e voar até 40 minutos com uma carga máxima de 100 kg.

Os testes de demonstração bem-sucedidos foram realizados no circuito Fuji de Oyama no Japão (ver vídeo). A Xturismo atualmente não está aprovado para uso público e, portanto, está limitado a uso em terrenos privados.

A ALI Technologies está agora a preparar o lançamento global desta moto voadora. A X-Turismo Limited Edition será apresentada no Mónaco no próximo mês no Top Marques Show. A primeira série de edição limitada, que será produzida apenas em edição limitada, já está à venda pelo modesto valor de 777.000 dólares ou 660.000 €.

Ainda que o barulho dos motores seja ensurdecedor, é claro que a hoverbike parece funcionar bem. O diretor administrativo da ALI Technologies, Daisuke Katano, disse que num futuro próximo o dispositivo poderá ser usado por equipas de resgate para alcançar áreas de difícil acesso ou por pilotos apenas em circuito fechado. Em relação à disponibilidade, de acordo com o fabricantes, 200 modelos da X-Turismo estarão disponíveis para entrega em meados de 2022.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments