Yamaha elétrica E01 em testes no Japão
Depois de uma longa espera, a Yamaha finalmente colocou na estrada a sua E01, uma scooter elétrica equivalente em potência e desempenho a uma 125cc a gasolina. Uma primeira fase de testes está em andamento no Japão para avaliar a opinião pública. O marketing virá depois…
Apresentada como protótipo no Salão de Tóquio de 2019, a Yamaha E01 reapareceu no início de março em versão definitiva e hoje, alguns meses depois, está finalmente pronta para comercialização.
Os nossos colegas da Young Machine informaram-nos da novidade, esclarecendo que neste momento a scooter está a ser testada para avaliar a popularidade do público no Japão. É assim de esperar que chegue à Europa num futuro próximo, provavelmente aprovada como 125cc.
Apresentando um nariz achatado projetado para abrigar a porta de carregamento e um par de LED’s inspirados na R1, a E01 é alimentada por um motor elétrico de íman permanente refrigerado a ar de 8,1 kW – equivalente a cerca de 11 cavalos – posicionado muito baixo e em posição central no túnel, sob a plataforma plana e larga que abriga a bateria.
Esta última, recarregável até 90% em apenas uma hora com um carregador rápido (caso contrário, há o carregador normal posicionado sob o assento) é de íons de lítio/ESB5 e garante um alcance próximo a 120 km. De destacar a presença da travagem regenerativa e da função de marcha-atrás para facilitar as manobras.
Atualmente, a E01 é proposta no mercado do Japão através de uma fórmula de aluguer (uma espécie de leasing) de cerca de 150 euros (20.000 ienes), mas é óbvio que nós, que estamos na Europa, poderemos comprá-la de uma forma tradicional. No entanto, ainda nada se sabe sobre o preço, assim como a data de chegada ao Velho Continente.
0 comments