Yamaha Tricity 125 2022: Elegância urbana

By on 6 Maio, 2022

Deslocar-se de forma elegante, prática e fácil nos trajetos urbanos vai ficar mais fácil a partir de agosto, assim que a nova Yamaha Tricity 125 chegar ao nosso mercado.  Dotada com o novo motor Blue Core EURO5 dinâmico e económico, e uma refinada ciclística para aumentar a sensação de conforto e estabilidade, a mais recente versão da popular 3 rodas é a melhor solução para a cidade.

A Tricity 125 é a escolha óbvia para as deslocações urbanas. Desde o seu lançamento em 2014, este veículo de mobilidade urbana de 3 rodas não parou de seduzir novos utilizadores, tanto pela elegância urbana que confere o seu estilo, como pela exclusiva combinação de dimensões compactas, baixo peso e a confiança adicional conferida por uma terceira roda. Trocar o automóvel fica assim bastante mais fácil, sobretudo por se tratar de um veículo bastante mais ligeiro, muito mais económico e que ‘fura’ melhor o trânsito… Em vez da sensação de ficar ‘enlatado’ entre quatro rodas, passa a respirar aquela sensação de liberdade que só as motos permitem. 

Para 2022, a Yamaha Tricity 125 é exclusiva ao ser o único modelo de 3 rodas oferecido por qualquer fabricante na importante categoria de 125 cc e por ser acessível com uma carta de condução B. Equipada com instrumentos conectados que permitem ao utilizador ver as notificações do smartphone e das redes sociais, a Tricity 125 oferece a mobilidade e a agilidade de uma scooter convencional, combinada com a qualidade de condução líder na sua categoria e um caráter de manuseamento confiante associado à configuração de 3 rodas. 

MOTOR BLUE CORE

A nova Tricity 125 está equipada com o mais recente motor em conformidade com a norma EU5, que foi concebido e fabricado com a tecnologia de ponta Blue Core da Yamaha, que minimiza as emissões ao mesmo tempo que assegura uma performance altamente eficiente. Com um pistão forjado duradouro e uma nova conceção da cabeça do cilindro, bem como uma válvula de admissão de maior dimensão e um aumento da relação de compressão, o novo motor da Tricity 125 conta com a tecnologia Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA) da Yamaha que assegura uma boa aceleração com uma performance dinâmica e uma redução do consumo de combustível.

A nova Tricity 125 está também munida de uma Unidade de Controlo do Gerador Arrancador (SGCU) de 32 bits que se integra totalmente nas funções elétricas e eletrónicas do novo motor, incluindo a alimentação de combustível, a geração de energia e o sistema Start & Stop para assegurar uma performance mais ecológica. Esta SGCU também regula o novo sistema Motor-Gerador Inteligente do motor, que combina numa unidade compacta as funções separadas de gerador e de motor de arranque, que eram usados no modelo anterior. Em resumo, este novo sistema Motor-Gerador Inteligente faz rodar a cambota diretamente (eliminando o ruído das engrenagens do sistema anterior), o que assegura arranques e re-arranques extremamente silenciosos e rápidos. O sistema de arranque mais silencioso e mais eficiente do motor é uma funcionalidade particularmente importante que complementa o novo sistema Stop & Start da Tricity 125. Assim, esta scooter urbana acessível torna-se menos intrusiva e mais divertida de conduzir no trânsito das cidades.

STOP & START

O sistema Stop & Start foi concebido para desligar o motor quando a Tricity 125 está parada nos semáforos e a máquina é reiniciada automaticamente quando giramos o punho do acelerador. Para otimizar a eficiência, a SGCU monitoriza permanentemente as condições de condução e evita as paragens e arranques demasiado frequentes em situações como o trânsito congestionado, em que a moto pode parar e arrancar em intervalos de poucos segundos. Um aspeto que distingue a Tricity 125 na categoria de 125 cc é o design de 3 rodas, com duas rodas dianteiras inclináveis que melhoram a sensação de estabilidade, quer esteja a conduzir em linha reta ou em curva. A combinação dos elevados níveis de tração proporcionados pelos dois pneus dianteiros com a postura confiante do design de 3 rodas, assegura uma experiência de condução única. E Por isso, a Tricity 125 é uma escolha ideal para os novos condutores, bem como para os que podem estar a mudar das 2 rodas para as 3 rodas.

DIREÇÃO LMW ACKERMANN

Com o mesmo design da biela básico que o sistema utilizado na prestigiada moto NIKEN Sport Tourer e na Tricity 300, o sistema de direção LMW Ackermann exclusivo da Yamaha na mais recente Tricity 125, foi otimizado para 2022 e conta com uma disposição revista, com o eixo de apoio ligeiramente desviado em relação ao eixo de direção.

Este design mais recente, assegura que as rodas dianteiras esquerda e direita descrevem sempre um arco concêntrico, mesmo com uma grande inclinação, o que confere uma sensação mais natural e intuitiva, e facilita aos condutores a manutenção da linha escolhida. As duas rodas dianteiras da Tricity 125 e o design revisto dos tirantes dianteiros promovem a sensação de confiança na condução, sobretudo em superfícies molhadas ou irregulares. Este aspeto do caráter da Tricity 125 é muito importante para os principiantes com uma carta de condução B, que estão a mudar para uma Tricity 125 em detrimento de um automóvel ou dos transportes públicos, e que poderão ter uma experiência limitada de condução em 2 rodas.

QUADRO E SUSPENSÃO

A Tricity 125 está equipada com um novo design de quadro que inclui várias melhorias, incluindo uma maior distância entre eixos de 60 mm e apoios de motor revistos, que visam obter um melhor equilíbrio global e proporcionar um maior conforto e diversão na condução. Apesar de apresentar o mesmo design fundamental que o modelo anterior, o design de 2022 conta com níveis mais elevados de rigidez torsional e longitudinal, a par de um nível de flexão regulado de forma precisa que contribui para a sensação de condução natural da scooter. Isto nota-se especialmente em superfícies irregulares ou empedradas. Para desfrutar de uma condução de alta qualidade a par de excelentes propriedades de absorção dos impactos, o sistema de suspensão traseira com dois amortecedores foi refinado para se adaptar ao design revisto do quadro.

O comprimento total dos amortecedores traseiros foi aumentado para proporcionar 90 mm de curso de suspensão suave e progressivo . A constante de força da mola e a força de amortecimento também foram aumentadas, o que resulta num funcionamento estável da suspensão traseira, mesmo quando transporta um passageiro e conduz em ruas urbanas de má qualidade. Para proporcionar paragens confiantes e controladas, a Tricity 125 está equipada com um Sistema de Travagem Unificado (UBS) que distribui automaticamente a força de travagem para as rodas dianteiras e traseira quando o travão traseiro é acionado.

CONECTIVIDADE PARA SMARTPHONE

Os condutores da Tricity 125 podem manter-se conectados quando estão em movimento. Basta descarregar a aplicação MyRide gratuita da Yamaha para o smartphone e emparelhá-lo com a scooter ao introduzir o número VIN. Depois de conectado, o condutor pode ver notificações em tempo real das chamadas recebidas, das redes sociais, e das mensagens de e-mail e de texto do smartphone nos novos instrumentos LCD para se manter em contacto.

Os proprietários da Tricity 125 também podem utilizar a aplicação MyRide para consultarem uma série de dados, como o consumo de combustível.  Para uma maior comodidade, a Tricity 125 pode ser utilizada sem chave quando o condutor transporta consigo a Smart Key num bolso, numa carteira ou numa mochila. A máquina deteta a presença da Smart Key e permite ao condutor ligar e desligar, ligar o motor, desbloquear o guiador e abrir o banco. É uma funcionalidade pequena, mas útil que contribui para uma condução mais agradável. A Tricity de 2022 conta com uma plataforma para os pés mais ampla, com mais espaço à frente que permite ao condutor adotar uma posição de condução mais relaxada.  Outra melhoria é o novo design dos apoios dos pés do passageiro, que são mais fáceis de rebater. E para desfrutar de uma excelente iluminação noturna, o refletor dos faróis foi refinado para proporcionar uma dispersão de luz mais ampla em médios e em máximos. A nova Tricity 125 estará disponível em duas novas cores: Petrol Blue e Sand Grey, e em Matt Grey.

A Tricity 125 estará disponível a partir de agosto de 2022. O preço é outra das boas surpresas desta Yamaha de 3 rodas, uma vez que pode ser adquirida a partir de 4.295 euros.

FICHA TÉCNICA

MOTOR MONOCILÍNDRICO 4 TEMPOS COM ARREFECIMENTO LÍQUIDO EURO5

CILINDRADA 125 CC

POTÊNCIA MÁXIMA 12 CV @ 8000 RPM

BINÁRIO MÁXIMO 11,2 NM @ 6000 RPM

 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO CÁRTER HÚMIDO

ALIMENTAÇÃO INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

ARRANQUE ELÉCTRICO

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA COM CORREIA TRAPEZOIDAL

 SUSPENSÃO DIANTEIRA TELESCÓPICA COM 90 MM DE CURSO

SUSPENSÃO TRASEIRA BRAÇO OSCILANTE COM 90 MM DE CURSO

 TRAVÃO DIANTEIRO DISCO

TRAVÃO TRASEIRO DISCO

PNEU DIANTEIRO 90/80 X 14’

PNEU TRASEIRO 130/70 X 13’

COMPRIMENTO 1995 MM

LARGURA 750 MM

ALTURA 1215 MM

ALTURA DO ASSENTO 785 MM

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1410 MM

CAPACIDADE DO DEPÓSITO 7,2 LT

PESO 168 KG

CORES SAND GREY, PETROL BLUE, MATT GREY

PVPR A PARTIR DE 4.295 EUROS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments