Zontes 125 U1: Definida para a diversão absoluta!

By on 31 Janeiro, 2021

A pequena “Hyper Trail” asiática surge como uma verdadeira lufada de ar fresco no segmento da Moto 125. Apresenta um potente motor monocilíndrico homologado para Euro 5, dois modos de condução (Económico e Desportivo) e um sofisticado sistema de travagem ABS Bosch entre muitas outras coisas pouco habituais na sua categoria.  

Os condutores mais jovens, dão normalmente preferência a soluções divertidas e radicais, seja na vertente estética como no comportamento. A chinesa Zontes aponta para esse sentido com a 125 U1, uma moto capaz de oferecer diversão e desempenho, mantendo ao mesmo tempo a versatilidade – aspecto fundamental para aqueles que nunca se querem desprender da sua moto, seja em terreno acidentado numa incursão ao offroad como na cidade, eventualmente a caminho da escola para deixar os colegas a babarem de inveja!

Esta nova Zontes 125 mantém uma mecânica muito semelhante à ‘irmã’ naked 125 U, a maior parte do perfil e mesmo algumas características – como o farol dianteiro – praticamente idêntico. O pequena Adventure é também alimentada por um motor monocilíndrico a 4 tempos – naturalmente aprovado para o Euro 5 – com dupla distribuição de árvores de cames e arrefecimento líquido, capaz de fornecer uma potência de 14,6 cv (10,8 kW) a 9000 rpm e um binário máximo de 13 Nm a 7000 rpm.

Também apresenta, sob a estrutura de aço, uma transmissão de 6 velocidades, uma injeção electrónica de combustível e um sistema de travagem com ABS – ambos desenvolvidos pela Bosch – e uma embraiagem deslizante em banho de óleo, capaz de suavizar as vibrações mesmo durante as descidas mais abruptas. Quase exatamente as mesmas características que naked Zontes ZT-U. Por último, o preço, é outro aspeto relevante, 3.283 euros, muito abaixo de outros modelos europeus e japoneses.

Principais destaques

SISTEMA DE CONTROLE SEM CHAVE

O transponder de sistema sem chave de mão, pode destrancar a moto por meio de indução a 1,5 metros da moto (o transponder pode ser colocado numa mochila ou no bolso e o condutor não precisa retirá-la) e vice-versa, quando o transponder está fora do alcance de 1,5 metros da moto. É simples e conveniente, o que elimina o incómodo de usar a chave para desbloquear a moto.

FUNÇÕES ELÉTRICAS

A tampa do depósito de combustível elétrica, o destrancamento elétrico do banco e o trancamento elétrico da direção são funções de serie neste modelo.

2 MODOS DE CONDUÇÃO: ECONÓMICO E DESPORTIVO

O condutor pode alternar entre os dois modos (“E” é o modo de economia de combustível e “S” é o modo desportivo) pressionando o botão no controle punho direito, que satisfaz plenamente a economia de combustível durante a viagem de longa distância e a experiência rápida e feroz de condução nas cidades.

DEPÓSITO DE COMBUSTIVEL DE ALTA TECNOLOGIA

O revestimento interno é galvanizado com uma camada dupla que evita o entupimento e a ferrugem.

SISTEMA TRAVAGEM ABS BOSCH

O sistema ABS BOSCH9.1M permite ao condutor controlar a moto com calma em qualquer situação inesperada. O sistema ABS tanto em terreno arenoso, chuvoso e com neve traz uma confiança inabalável.

LUZ LED

Fonte de luz LED de nível automotivo, temperatura de cor natural e suave. Melhora significativamente a eficiência de dissipação de calor, torna o campo de visão de iluminação mais brilhante, a diminuição da luz menor e a vida útil mais longa.

AMORTECEDOR TRASEIRO DE AZOTO CENTRAL

No bloco central do amortecedor foi introduzido nitrogénio de alta pressão, de forma a reduzir a temperatura do óleo hidráulico. O amortecedor fornece melhor restauro durante o ciclo em alta velocidade, e o nitrogénio de alta pressão no amortecedor, também, pode alterar as características da mola de ar dentro do amortecedor.

ESCAPE AÇO INOXIDÁVEL

O tubo externo de aço inoxidável e o design interno do isolamento térmico, evitam que o tubo de escape queime durante a condução, mesmo por um longo período, o que permite ao passageiro traseiro ficar à vontade ao colocar os pés próximos ao defletor. Alta resistência a altas e baixas temperaturas, resistência à corrosão e uma longa vida útil.

TOMADA USB DE CARGA RÁPIDA

O carregador USB de porta dupla aproveita totalmente o espaço de instalação e pode gerar simultaneamente uma corrente de 2.1A para carregar dois dispositivos de carregamento USB. A velocidade de carregamento é mais rápida e o desempenho é mais estável.

CRASH BARS INTEGRADO

Os crash bars integrados dão mais proteção e um aspeto mais agressivo e volumoso.

PROTETOR DE MÃOS

Sólidos e fortes, garantem a segurança dos pilotos. Protetor de mão em liga de alumínio, requintado e durável.

MOTOR DE ALTA COMPRESSÃO

O motor com 4 válvulas e refrigeração líquida tem uma alta taxa de compressão o que lhe permite obter uma excelente potência e um consumo de combustível muito baixo. É uma característica dos motores de alta taxa de compressão.

EMBRAIAGEM DESLIZANTE

É equivalente a adicionar uma camada de proteção da transmissão entre o motor e a roda traseira. Quando a diferença de velocidade é muito grande, a transmissão da embraiagem é instantaneamente reduzida e a alavanca da embraiagem é aliviada.

Ficha Técnica

Tipo de Motor: 1 cilindro, 4 tempos, 4 válvulas, árvore cames simples (SOHC)

Cilindrada: 125cc

Diâmetro x curso: 52 x 58 mm

Potência máxima: 10,8 kW (14,5cv) a 9000 rpm

Binário máximo : 13,0 Nm a 7000 rpm

Refrigeração: Líquida

Alimentação: Injeção Eletrónica BOSCH

Sistema de Arranque: Elétrico

Transmissão: Manual 6 velocidades

Embraiagem: Deslizante multidisco com lubrificação

Qudro: Em aço reforçado

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida

Suspensão traseira: Braço oscilante com amortecedor central

Sistema travões (Fr./Tr.): ABS disco BOSCH

Pneus (Fr./Tr.): 110/70R17 e 130/70R17

Altura do assento: 800 mm

Distância entre eixos: 1370 mm

Peso: 150 kg

Capacidade do depósito: 12,5 L

PVP: 3.283€ (IVA incluído)

O preço apresentado inclui IVA à taxa em vigor. Não inclui ISV e despesas de documentação.

Importador: Zontes Portugal

Terra Bastos, Lda tel. 256 600 540

Mais informações AQUI

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x