Zontes 350 GK ‘Sportscafe’: Uma Cafe Scrambler vinda da China

By on 25 Março, 2021

Personalidade perfurante, acoplada a um novo motor de 350cc e um braço oscilante decalcado das KTM. A chinesa Zontes parte para novos horizontes com esta ‘Cafe Scrambler’ que parece uma mistura dos conhecidos modelos 310 T2 e o G1 da marca. 

Nos últimos anos temos visto os fabricantes chineses a melhorarem significativamente a sua gama de produtos, e a apostarem cda vez mais no mercado global. Marcas como Benelli, que recentemente fez sua estreia na América do Norte, CFMoto,e Zontes ganharam popularidade na Europa, Ásia e Austrália, graças aos seus preços acessíveis e à qualidade e recursos de construção cada vez melhores. 

A Zontes, em particular, lançou um novo modelo que deverá ser lançado inicialmente no mercado chinês. Apelidada de 350 GK, esta moto é uma notável detração do estilo futurista e angular da empresa. Com um design de inspiração retro, a 350GK ainda possui linhas  afiladas e angulares, mas com uma estética geral de Cafe Scrambler. Embora as especificações exatas do Zontes 350 GK ainda não tenham sido divulgadas, sabemos que está equipada com um motor de um cilindro único, refrigerado a líquido. Com uma cilindrada de 350cc, o motor 4 tempos deverá dispor de dupla árvore de cames e uma cabeça de quatro válvulas, declarando o fabricante uns bons 43,5 cavalos de potência, valor que a coloca dentro dos valores da KTM 390 Duke.

Ainda de acordo com a Zontes, a marca afirma que tratando-se de um motor de cilindro único, uma das preocupações foi tornar o motor particularmente mais suave, recebendo diferentes hastes de válvulas para combater as vibrações (normais num monocilindrico) que foram reduzidas em cerca de 20%, comparando com outros motores de arquitectura semelhante. A ciclística é baseada na parte traseira da G1 com a sua forma agradável e plana. O braço oscilante em forma de banana segue parece replicado das KTM. O sistema de escape de meia altura já ganhou notoriedade nos 310 modelos T1, T2 e R. A forquilha dianteira com bainhas invertidas (USD) também carrega novas pinças de travão com disposição radial, o que é uma novidade nas motos do jovem fabricante. A fornecedora é a Brembo com as suas pinças Bybre. 

A frente revela um guiador alto e combinação depósito-assento com o banco elevado lembra as antigas monocilíndricas trail. As rodas com raios cruzados e tipicamente off-road e muito semelhantes às empregues nas BMW GS 310 T2 envolvem pneus com as medidas 110/80 R 19 e 160/60 R 17. O ABS da Bosch também não deverá faltar, tal como já existe noutros modelos da Zontes.

Os preços e disponibilidade ainda não foram anunciados, mas estando o portfólio de produtos da Zontes a crescer de forma significativa, não ficaríamos se esta interessante  350 GK viesse a ser lançada na Ásia e em mercados da Europa – incluindo o nosso – ainda este ano.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x