Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

CONTACTO SYM ADXTG 400

By on 25 Setembro, 2024
CONTACTO SYM ADXTG 400 thumbnail

Partir à aventura

Estamos na Grécia para a apresentação da nova scooter SYM ADXTG 400, e deixamos aqui as primeiras informações e opiniões!

Para responder às mais recentes demandas por scooters crossover, ou de aventura, a SYM amplia agora a série ADX, apresentada em 2023, através da ADX 125. Além da ADXTG 400 que estamos a testar na Grécia, foi-nos também possível ter já um vislumbre da nova ADX 300, que será posteriormente apresentada à imprensa, mas que já podemos ver a rodar e na versão de produção.

ADXTG 400

Os amantes das scooters de aventura, passam a ter agora mais uma opção, através da SDXTG 400 da marca das Ilhas Formosas. O design desta nova e versátil scooter, surge inspirado no tigre “dentes de sabre”, cuja intenção é transmitir uma imagem agressiva ao estilo “predador felino”.

O quadro robusto, compacto, baixo centro de gravidade, braço oscilante em alumínio, tecnologias do topo utilizadas na MAXSYM TL e a suspensão multilink SANYANG, asseguram grande controlo, seja na cidade, como fora dela ou até nos caminhos mais desafiantes fora de estrada.

Poderoso motor

A ADXTG está equipada com o novo e poderoso motor de um cilindro, com 399 cc, 35 cv de potência e 37 Nm de binário. O sistema de válvula de admissão variável “Hyper-VVS” traz consigo uma capacidade de aceleração linear, bem como maior eficiência de combustível. O novo balanceador biaxial, a dupla bomba de óleo (cárter semi-seco) e a caixa do filtro de ar elevada, prometem um funcionamento mais suave e maior eficiência de admissão para melhor desempenho.

O melhor desempenho possível

A suspensão multilink da SANYANG é robusta, com funcionamento semelhante ao de uma moto, conseguindo lidar de forma segura e confortável com o piso mais degradado das cidades, ou até as estradas off road mais desafiantes.

Outra grande vantagem para melhorar o desempenho dinâmico é o centro de gravidade baixo e centralizado: o motor, depósito de combustível e bateria estão colocados mais abaixo face à posição do condutor.

A postura de condução aponta à aventura (“light”), mas também ao conforto na cidade: os utilizadores podem facilmente encontrar conforto e segurança, devido à colocação do guiador alta e larga.

O ABS de última geração, pode ser desligado totalmente na roda traseira,e minimizado na dianteira,  no modo off-road.

Motor mais cheio e linear

A tecnologia Hyper-VVS é uma estreia e, de um modo geral, este sistema de válvula de admissão variável controlada eletronicamente permite ter um motor mais forte desde rotações mais baixas, até à mais elevadas. O novo motor gera 90% do binário às 4500 rpm, antes da entrada em cena do sistema Hyper-VVS, que se dá às 5500 rpm.

Ousada

Estilo moderno, ousado e agressivo, apresenta faróis de LED; sistema de ignição sem chave; direção com desbloqueio automático e o assento pode ser aberto remotamente através da chave inteligente.

O pára-brisas é ajustável sem recurso a ferramentas, e tem duas opções de inclinação; a configuração mais alta serve para lidar com a pressão do ar a alta velocidade e com o ar frio, e a configuração mais baixa cria mais espaço para andar em pé.

A capacidade de armazenamento por baixo do assento é para uns generosos 32 litros.

Com carácter

O percurso, desenhado ao longo da costa do sul da Grécia, permitiu-nos ter uma primeira ideia sobre o comportamento e potencial da nova scooter de aventura da SYM. A ADXTG 400 não aparenta apenas ser uma moto compacta, sente-se na ciclística, brindado-nos com leveza, agilidade e equilíbrio. A abordagem às curvas faz-se com naturalidade, mesmo com pneus largos de piso misto e jantes de 15″ instaladas na frente e 14″ na traseira. As suspensões, embora não tenham regulações, trazem um setting bem estudado de série, que nos permite rolar com grande satisfação em qualquer cenário, seja ele o centro caótico de uma cidade, estrada de montanha ou até em breves percursos fora de estrada. Sentem-se mais firmes que permissivas, sem que isso signifique sacrificar o conforto. O conforto só sai ligeiramente beliscado, por força de um assento que de início se mostra algo rijo, mas que com o hábito acaba por deixar de nos incomodar, oferecendo-nos até um apoio lombar que embora “disfarçado” acaba por fazer a diferença. Já por baixo do assento temos espaço para transportar um capacete integral em conjunto com outros pequenos objectos.

A travagem, com disco de 275 mm na frente e outro de 233 mm atrás, funcionam muito bem, embora o tacto inicial não seja o melhor, e se forem operados os dois em conjunto, brindam-nos com extrema potência. As manetes são reguláveis, assim como o para brisas (de forma manual). O painel de instrumentos é totalmente digital e através dele podemos desligar o controlo de tração, bem como desativar o ABS na roda traseira. O sistema de ignição é se chave, e no centro do tablier contamos com os comandos que nos permitem abrir o assento, o acesso ao depósito de combustível e desligar ou ligar a scooter. Tem ainda no mesmo local uma útil tomada USB.

A postura de condução é direita, natural e descontraída e mesmo em off road permite-nos rodar de pé de forma tranquila, com os pés mais recuados nas plataformas. O motor de um cilindro, com 399 cc, 35 cv e 37 Nm de binário é muito forte em baixos e médios regimes, com a faixa mais elevada de rotação a ser mais para “andar para a frente”. De qualquer forma, as recuperações são fortes e determinadas. O consumo não conseguimos aferir, mas deverá andar na ordem dos 4 litros por cada 100 quilómetros percorridos. O peso encontra-se bem distribuído e o raio de viragem é amplo o que facilita as manobras a baixa velocidade e o facto de nos permitir apoiar ambos os pés no chão, dão-nos confiança para “arriscar” numas saídas para um off road ligeiro.

Disponível em três opções de cor, preto, cinzento e branco. Ainda sem preço definido, a entrada de produção está prevista para o próximo mês de novembro, sendo que a chegada prevista ao mercado nacional aponta ao primeiro trimestre de 2025. Tem cinco anos de garantia de fábrica!

Mais informações em www.sym.pt

Ficha técnica:

MODELO SYM ADXTG 400
MOTOR Monocilindrico, refrigerado por líquido, OHC, 4 válvulas, Hyper-VVS
CILINDRADA 399 cc
DIÂMETRO x CURSO 83 x 73.8 mm
POTÊNCIA MÁXIMA 35 cv às 7,000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 37 Nm às 5,500 rpm
TRANSMISSÃO C.V.T.
CICLÍSTICA
SUSPENSÃO DIANT. Forquilha invertida de 41 mm
SUSPENSÃO TRAS. Suspensão Multi-link
TRAVÃO FRENTE Disco Ø 275mm / pinça de 4-pistões + ABS
TRAVÃO TRÁS Disco Ø 233mm / pinça de 2-pistões + ABS
PNEU FRENTE 120/70-15”
PNEU TRÁS 150/70-14”
DIMENSÕES
COMPRIMENTO 2,166 mm
LARGURA 920 mm
ALTURA 1,460 mm
ALTURA ASS. 790 mm
DIST. ENTRE EIXOS 1,535 mm
DEPÓSITO 13 L
IMPORTADOR Moteo Portugal
PREÇo n.d.

You must be logged in to post a comment Login