KTM 690 Enduro R de 2019 – Potencial de Moto Aventura

By on 2 Janeiro, 2019

A nova KTM 690 Enduro R de 2019, apresentada no ultimo Salão de Milão, sofreu uma evolução no sentido de passar de ser uma moto de enduro puro e duro para uma moto mais próxima de uma dual sport aventureira. Ao longo dos últimos anos sobretudo quando em 2009 vimos a KTM lançar a 690 Enduro R que todos aguardámos uma versão Adventure tal como tinha acontecido com a anterior 640, mas a KTM decidiu fazer evoluir o conceito “Adventure” para cilindradas superiores ( 990, 1090, 1190 e 1290 ).

Neste momento com o crescimento da popularidade das motos “Adventure” e o desenvolvimento da sua abrangência e espectro em termos de opções de estilos e cilindradas, vemos a KTM a voltar a dotar a sua 690 R com um setup de ciclística mais dentro dos parâmetros das motos “Adventure”, com mais autonomia e menos altura de assento e maior conforto para uma condução em estrada.

Não estranharíamos por isso que depois da apresentação este ano das novas 690 Enduro e da 790 Adventure S e R, possa vir a aparecer também uma verdadeira 690 Adventure para 2020. Até lá veremos preparadores como a Rally Raid, a Rade Garage e KTM Twins a desenvolverem kits e acessórios para converterem as Enduro em verdadeiras motos Adventure/Rally/Raid.

Nesse sentido a evolução da KTM 690 Enduro para uma moto mais dócil e confortável é notória. Suspensões com 250mm de curso e assento com a altura ainda assim nos 910mm denotam ainda a sua principal vocação OffRoad. O motor foi no entanto revisto e as suas vibrações substancialmente reduzidas, graças à introdução de eixos de equilíbrio tornando a sua condução mais suave e agradável. Os 75 hp de potência e um binário de 73.5 Nm, um novo quadro, um peso contido de 148 Kg e a maior capacidade do depósito agora de 13,5 litros, conferem sem dúvida uma maior polivalência de utilização à nova 690 Enduro R.

A nível da electrónica a KTM dotou a sua 690 Enduro R de alguma sofisticação como o ABS em curva e a passagem de caixa sem embraiagem mais conhecida por Quickshift, o que torna a condução em estrada mais agradável. A nível das susensões e a pensar no OffRoad a KTM não fez concessões e montou suspensões e amortecedor WP XPLOR que foram inicialmente desenvolvidas para os modelos EXC de Enduro.

Embora continue a ser uma moto mais “endureira” a verdade é que muitos a vêem com enorme potencial para ser transformada em “Aventureira” e como referimos anteriormente as opções de acessórios e componentes para o efeito são múltiplas.

Resumo das características da nova KTM 690 Enduro R 2019:

. Novo motor LC4, monocilíndrico de 4 válvulas e SOHC, de injecção electrónica e uma redução substancial das suas vibrações . Tecnologia Ride by Wire, embraiagem deslizante da PASC e caixa de 6 velocidades.

. Nova estética mais agressiva baseada nos modelos EXC de Enduro

. Nova quadro que melhora a sensação de controle e permite baixar o assento para os 910mm de altura mantendo os mesmo 250mm de curso de suspensão.

. Novas suspensões totalmente ajustáveis da WP XPLOR com curso de 250mm à frente e atrás

. Cabeça de cilindro com sistema de ignição dupla para melhorar a combustão da mistura e a eficiência do motor.

. Ponteira de escape em aço Inox com conversor catalítico.

. Quadro em aço molibdénio de estrutura de trelissa super leve.

. Depósito de combustível em polímero colocado na traseira da moto.

. Travões Brembo de topo de gama com discos ondulados super-leves.

. ABS em curva com modo OffRoad que desliga o ABS traseiro e sistema QuickShifter Plus para passagens de caixa super suaves sem embraiagem.

. Controle de Tracção (MTC ), sistema de controle de deslize (MSR) e modos de motor Street e OffRoad.

Com esta evolução a nova 690 Enduro R tornou-se numa moto muito mais utilizável, com maior sofisticação a todos os níveis, na electrónica, na ciclística e no seu motor que devido ao seu maior conforto e autonomia e capacidade offroad poder-se-à inclusivamente prescindir do atrelado e realizar os percursos de estrada e fora da mesma sempre na 690 Enduro R.

Com rodas 21” na dianteira e 18” na traseira a 690 Enduro R está apta para enfrentar qualquer percurso for a de estrada, sejam trialeiras ou estradões, com um desempenho abrangente e efectivo que se espera de uma Enduro R.

KTM 690 Enduro R 2019 / Ficha Técnica

Motor: Monocilíndrico, 4-tempos, 4 válvulas, SOHC
Cilindrada: 690 cc
Bore/Stroke: 105 / 80 mm
Arranque: Electrico; 12V 8.6Ah
Caixa: 6 Velocidades
Admissão: Injecção Keihin EFI, 50 mm Throttle Body
Lubrificação: Por pressão com duas bombas de óleo
Arrefecimento: Líquido
Embraiagem: PASC deslizante, Hidraulica
Ignição: Keihin EMS with Ride-By-Wire, Dual Ignition
Quadro: Trelissa de aço cromoly
Sub-quadro: Depósito de combustível auto-portante
Guiador: Aluminum, temperado, Ø 28/22 mm
Suspensão dianteira: WP USD Ø 48 mm
Suspensão Traseira: WP Monoshock with Pro-Lever Linkage
Cursos de Suspensão: 250 mm / 9.8 in; 250 mm / 9.8 in
Travões frente/trás: Disco de 300 mm / 240 mm
Rodas Frente/trás: 1.85 x 21”, 2.50 x 18”
Pneus Frente/trás: 90/90-21”; 140/80-18”
Angulo de viragem: 27.7º
Distância entre eixos: 1,502 mm ± 15 mm
Distância ao solo: 270 mm
Altura do assento: 910 mm
Capacidade depósito: 13.5 l
Peso em seco: 146 kg
Disponibilidade: Fevereiro 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!