Jorge Martin foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Aragão. O espanhol da Pramac Ducati, reservou todas as suas forças para os instantes finais, deixando Fabio Quartararo em segundo, a escassos 74 milésimos de segundo. O português Miguel Oliveira concluiu a sessão fora do top-10 no 15º lugar.
O segundo treino livre começou com temperaturas mais alta, com 26 graus no ambiente e 40 na pista, sol e poucas nuvens e por esse motivo, quase todos escolheram pneus mais duros. Marc Márquez começou no topo, baixando nas suas primeiras voltas os seus tempos da manhã, acabando por terminar no oitavo lugar na tabela de tempos combinada.
Aleix Espargaró que esteve no topo a início, caiu e teve que correr para o pit-lane à procura da segunda moto – foi a segunda queda do dia do espanhol. Melhor pareciam as coisas na Honda, com Marquez a utilizar o novo braço oscilante fabricado pela Kalex.
A 15 minutos do final da sessão, Maverick Viñales estava forte com a Aprilia e comandava na frente da Ducati de Pecco Bagnaia e da Yamaha de Fabio Quartararo. Miguel Oliveira era o melhor colocado das KTM. Sólido no top-10, mantinha a 9ª posição, com o seu colega de marca Brad Binder muito recuado, 18º na tabela de tempos e parado há muito tempo nas boxes, com a equipa a fazer os últimos acertos na RC16 para o ataque final aos tempos.
A três minutos do final da sessão, Bagnaia e Quartararo batiam-se pelo melhor tempo, sendo o francês a levar a melhor e a subir ao segundo lugar. Com o novo quadro, a M1 estava rápida no exigente Motorland e o campeão do mundo continuava em voltas rápidas para desalojar Viñales do topo. Contúdo, quem consguiria desalojar o piloto da Aprilia do primeiro lugar, acabou por ser Jorge Martin. O espanhol da Pramac aproveitou os últimos instantes da sessão, quando os tempos começaram a baixar em catadupla para se impor como o mais rápido numa volta de 1m47,402 segundos. Quartararo, Johann Zarco, Enea Bastianini e Bagnaia concluiram a sessão entre os cinco primeiros, com Alex Rins a conseguir levar a Suzuki ao sexto lugar na frente de Viñales, sétimo com a Aprilia.
Nas hostes da KTM deu-se uma reviravolta no posicionamento dos dois pilotos, com Miguel Oliveira a baixar ao 15º lugar e Brad Binder a subir a 12º.
A terceira sessão de treinos livres, decisiva para os lugares de acesso ao Q2, tem início no sábado a partir das 8h55.