Jorge Martín conquistou a vitória no MotoGP no Grande Prémio do Japão numa corrida interrompida e não retomada devido à chuva. O madrileno está agora muito perto da liderança, a somente três pontos de Bagnaia, que foi segundo. Pódio na casa da Honda para Marc Márquez. Miguel Oliveira abandonou com um problema que não foi revelado.
Martinator venceu e conseguiu 25 pontos porque 50% da distância da corrida foi percorrida antes da corrida ser interrompida. A vantagem de Bagnaia (2º) no campeonato diminui para 3 pontos. Marc Márquez foi o terceiro no pódio de um GP pela primeira vez desde o GP da Austrália de 2022.
Filme da corrida
Álex Rins não pôde correr e Bradl substituiu-o. Bastianini – substituído por Pirro – Álex Márquez e Luca Marini – sem suplentes – também ficaram de fora. O piloto de testes da Yamaha Cal Crutchlow, correu como convidado. Para dar mais tensão à corrida, algumas gotas começaram a cair enquanto se formavam a grelha. A previsão de chuva apenas para o horário da corrida concretizou-se. Faziam 25 graus no ar e 29 no asfalto. Apesar de tudo, a corrida foi declarada seca, pelo que não foi possível mudar de moto até que a bandeira branca fosse hasteada.
Na largada, Martín manteve a primeira posição à frente de Miller, Bagnaia, Aleix, Binder e Márquez. Zarco tocou em Viñales e Maverick foi para o chão. A causa do incidente foi Bezzecchi que se moveu estranhamente e causou as quedas.
Já a meio da primeira volta os comissários permitiram que os pilotos se deslocassem às garagens para trocar de moto.. quase todo o pelotão o fez, mas Pirro, Quartararo, Bradl, Morbidelli e Crutchlow continuaram na pista com os slicks. Ao sair dos boxes com a segunda moto, Martín liderava o grupo, à frente de Aleix e Márquez. Bagnaia foi quarto, à frente de Bezzecchi. Na frente Martin lutou com o amigo Aleix Espargaró, e ‘Bez’ ultrapassou Bagnaia.
Fábio Quartararo viu que os slicks não iam resultar e foi trocar de moto. ‘Martinator’ estava demorando muito. Bagnaia ultrapassou Bezzecchi e a situação ficou estável, com Aleix na frente, Martín superou ‘Bez’, Pecco e Martin ultrapassaram Marc Márquez. Brad Binder caiu quando lutava para entrar no ‘top 10’. Martín arriscou e passou Bagnaia, depois Aleix… Incrível.
Viñales e Crutchlow foram sancionados por passarem pela ‘Long Lap’ por fazerem a troca errada de moto. Aleix começava a sofrer e Bagnaia ultrapassou-o. Jorge estava sete décimos à sua frente e Oliveira ultrapassou Márquez. ‘Bez’ e Oliveira também superaram o piloto de Granollers que estava a baixar o ritmo. Joan Mir lutava com Miller que acabou por cometer um erro numa travagem forte e caiu para o décimo lugar, que foi um alívio para Mir.
Marc Márquez aproveitou uma ligeira redução de ritmo de Oliveira para o ultrapassar e assumir o quarto lugar. Chovia muito mais e até Aleix superou o português. Na frente da corrida Martín estava a escapar de Bagnaia. Raúl Fernández foi penalizado por troca incorreta de moto e teve que ir para a ‘Volta Longa’, caindo de oitavo para 11º. Para alegria da Honda, em casa, Marc superou ‘Bez’. Oliveira abandonou e foi para os boxes quando estava em sexto. Uma pena.
A corrida parou justamente quando metade da mesma estava concluída devido às condições atmosféricas. Marc Márquez apanhou um valente um susto e levantou a mão ao mesmo tempo que os comissários decidiram parar a corrida. Bagnaia também ergueu a mão e Zarco teve uma queda espetacular na curva 12 devido ao aquaplaning.
Três quartos da corrida não tinham sido completados, pelo que a grelha teve de ser reformada com as posições da última passagem da linha de chegada. Zarco não foi autorizado a retornar a corrida. Oliveira foi autorizado, assim como Viñales, mas do próprio pit lane. A nova corrida teria que ser de 12 voltas e, claro, molhada, já que ainda chovia, embora um pouco menos. Uma corrida sprint na prática!
Porém, ao fazer a volta de formação percebeu-se que havia poças e a bandeira vermelha voltou a ser mostrada. Não houve outra corrida. Os comissário decidiram que não valia a pena e que todos os pontos seriam atribuídos, uma vez que estava ultrapassada 50 por cento da corrida. Também havia muito pouca luz, estava a escurecre isso influenciou a decisão. Isto deu a vitória a Jorge Martín que, desta forma, está agora a três pontos do líder. Pódio para Marc Márquez no circuito Honda e diante dos seus patrões.