Viajar de moto por Autoestrada ou Estrada Nacional?

By on 2 Maio, 2023

Como alguém disse uma vez, “Não sabia o que era viajar até fazer uma viagem de moto.… que maravilha!”

Pois é, para nós motociclistas, o conceito de viajar tem um sabor diferente. O fato de estarmos “cá fora”, a respirar e a sentir o vento na cara, a temperatura ambiente e a ampla visibilidade da paisagem, leva-nos a sensações completamente diferentes de qualquer outro meio.

Quem gosta de viajar sozinho, pode conduzir ao ritmo que lhe apetece e tentar tirar o verdadeiro partido de uma viagem. Para esses motociclistas, é sentir o momento, ter como único foco a condução da moto de forma descontraída, poder parar para tirar uma foto, filmar uma paisagem, beber um café no meio do nada. Ir com um estado de espírito aberto para conhecer novos lugares e falar com outras gentes. Tudo isto sem depender de ninguém nem estar preocupado em chegar com hora marcada a algum lugar.

Não vamos discutir se esta moto ou aquela é melhor para viajar (todas as motos servem como podemos ver inúmeros viajantes que seguimos no YouTube). Se é mais confortável, mais leve, se tem mais ou menos motor e também vamos deixar de lado o “Off-road”.

Na vertente de “On-road” vamos analisar os prós e contras de viajar por autoestrada ou por estradas nacionais.

Vantagens da autoestrada:

Percorrer mais km em menos tempo! Quem tem pressa de chegar a um destino, de facto, em autoestrada, consegue fazer médias de velocidade mais elevadas e assim reduzir o tempo de viagem.

Menor desgaste de travões. Ao andar mais tempo a direito numa AE larga, o uso dos travões é quase nulo, poupando assim as pastilhas de travão.

Assistência em viagem. No caso de uma avaria, pode conseguir assistência mais rápido que numa estrada nacional, já que em algumas é raro passar alguém.

Segurança para viajar de noite. (Coisa que não recomendamos em nenhuma viagem e estrada, pois houve quem já teve experiências assustadoras) Sendo as autoestradas vias com curvas largas e com bastante visibilidade, podemos considerar que é mais seguro caso seja mesmo necessário prolongar a viagem pela noite dentro.

Áreas de serviço. Nas AE, temos acesso a combustível, comida e zonas de descanso com uma “regularidade” bastante aceitável.

Olhando para cima, parece que até é bom (muitos motociclistas gostam e não discutimos isso) viajar por AE. Vamos agora analisar os contras: 

Velocidade e vento. Todos nós já percorremos muitos km de autoestrada e sabemos que a tendência é de aumentar a velocidade e também, sendo as AE mais “abertas” sem grandes proteções naturais, o vento faz-se sentir e bem, criando uma resistência e turbulência que por vezes não é nada agradável. Com estas duas “nuances” vamos reduzir a nossa segurança e aumentar bastante o consumo de combustível.

Desgaste dos pneus. Para além de ficarem “quadrados”, com a maior velocidade praticada durante mais tempo, o aumento da temperatura dos pneus origina também um maior desgaste.

Preços de combustível e alimentação. É certo que numa viagem por AE, temos mais acesso a estes consumíveis, mas os preços são deveras superiores comparando com as bombas de gasolinas e cafés ou restaurantes nas estradas nacionais.

Monotonia na condução e falta de gozo na paisagem! Uma das coisas que também gostamos é de curvas e paisagem para arregalar o olho! Nas autoestradas, vamos praticamente a direito e a ver rails de proteção e lá ocasionalmente, aparece uma zona que dizemos “Olha, que bonito” …

Portagens! Sem comentários! Os preços são cada vez mais caros e é coisa que nos faz confusão, o porquê de as motos continuarem a pagar tanto!

Não se esqueçam de, quando prepararem uma viagem, contarem com um rombo na carteira por viajar em Autoestrada.

Vantagens das Estradas Nacionais

Ausência de portagens: começando pelo último contra das AE, sentimos um menor “desgaste” na nossa conta bancaria!

Áreas de serviço e preços! O acesso a combustível e zonas de descanso/alimentação podem, em algumas estradas, ser mais escassos, mas se tivermos alguns cuidados e preparação (ver artigo publicado sobre a preparação) temos com a frequência necessária e com preços muito mais acessíveis que numa AE. (mais um bónus para a nossa carteira)

Prazer na condução. “O trajeto é o importante e não o destino”, Pois nas EN, temos mais curvas (pneus mais “redondos”), menos vento, estradas bonitas e belas paisagens e, e…, etc. A maioria das EN foram repavimentadas e raramente apanhamos buracos ou piso em mau estado (ainda há umas quantas, claro!)

Acesso a miradouros e Aldeias Típicas sem desviar do percurso. O fato de conhecermos novos sítios, comidas, costumes e paisagens no interior do país (seja cá ou fora) é o que nos leva à paixão de viajar de moto (desculpem os que gostam de AE)

O contacto com as gentes. O socializar com quem vamos encontrando pelo caminho é muito importante, pois nos valoriza culturalmente e o sentir que apesar de estarmos longe de casa tem sempre alguém disposto a dirigir-nos uma palavra simpática e a perguntar de onde vimos e para onde vamos, transmite-nos sempre algum conforto. E se precisarmos de ajuda para algum tema há sempre alguém disposto a desenrascar-nos.

E os contras das Estradas Nacionais?

Estradas estreitas e sem visibilidade. Pois não há bela sem senão. Muitas estradas nacionais são muito bonitas, mas também estreitas e com visibilidade muito reduzida. A velocidade tem de ser controlada e a atenção redobrada, pois é comum aparecer um trator ou um animal no meio da estrada!

Mais curvas, mais travagens. Lá se vão as pastilhas. Ao conduzirmos em estradas mais sinuosas e com as motos carregadas (com pendura ainda mais), o uso dos travões é maior. Isto também tem um pró e um contra, ou seja, com mais travagens, geramos maior aquecimento dos pneus e dai uma melhor aderência em curva, mas também algum desgaste apesar da velocidade ser mais baixa.

Controlos de velocidade nas povoações. Bem, isto pode ser um contra para muita gente. Ao viajarmos por estradas interiores, temos zonas com povoações muito próximas umas das outras com aqueles semáforos de controlo de velocidade que nos rouba a boa média que vínhamos a fazer. E cuidado com os radares (cada vez há mais) e a caça à multa…

Assistência em viagem. Algumas estradas no interior, têm pouco trânsito e baixa cobertura de rede móvel, sendo que no caso de uma avaria, podemos ter de esperar uma eternidade para sermos assistidos.

E, aqui, chega de contras!

No meio de tantos prós e contras, a viagem é que interessa e o prazer de conduzir uma moto! Não deixem de viajar, seja por onde for.

Prontos para arrancar?

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments