Honda tem um novo V4 ‘inteligente’ em estudo para a Europa
Mudança de visão para o fabricante japonês, até agora tão ligado aos cilindros em linha. A nova solução pode evoluir o conceito do V4 para um motor que adapta o consumo à procura de potência.
A Honda entrou com o pedido de patentes para a Europa de um novo motor V4, seguindo o exemplo dos mesmos esboços que lançou na América e no Japão em 2013. Seguindo os passos da Ducati e da Aprilia, que preferiram este layout nos últimos anos, o fabricante japonês pode preferi-lo à solução em linha dos seus modelos de topo como a Honda Fireblade.
MOTOR ‘INTELIGENTE’
Desde a década de 1980, as preferências por alguns modelos icónicos da Honda mudaram para o motor em linha. Para se adaptarem aos competição da Ducati Panigale e da Aprilia RSV 4, provavelmente em Tóquio estão a considerar uma mudança explorando o esquema V4 tão caro à história de alguns modelos desportivos da Honda: um motor “inteligente”, que em comparação com os atuais V4s – desliga os cilindros traseiros em baixas rotações para evitar excesso de oxigénio para o catalisador – deve ativar progressivamente os cilindros baseado na aceleração e, portanto, também em rotações mais altas do motor, modificando a circulação do gás.
Os gases de escape, com o banco de cilindros traseiro desligado, retornam à caixa de ar (como mostrado no desenho acima) quando um circuito é aberto por uma válvula eletrónica, reduzindo as emissões mesmo em rotações mais altas .
0 comments