Novo recorde na travessia dos EUA em moto elétrica

By on 9 Maio, 2022

Num desafio eletrizante, Steven Day gastou 111 horas a percorrer 4.677 km, atravessando os Estados Unidos desde a Califórnia a Nova Iorque na sua Energica EVA Ribelle – no que passou a constituir um novo recorde!

Desde sempre, os fabricantes competiram em estradas e circuitos, sempre com o objetivo de demonstrar as qualidades dos seus veículos, seja em performance pura ou fiabilidade. A ascensão do mercado dos veículos elétricos de duas rodas, fez renascer esse tipo de desafios, para se provar que é possível viajar rápido e longe.

Para comparar o que pode ser comparado, alguns seguem rotas conhecidas, como a Cannonball Run, uma corrida de carros que foi organizada ilegalmente nos Estados Unidos cruzando o país de um lado para o outro. Na primeira edição, em 1971, os participantes percorreram 4.677 km entre Nova York e Redondo Beach, na Califórnia.

E é precisamente nesta mesma rota que várias travessias foram feitas em motos elétricas, incluindo a de Diego Cárdenas que foi  o mais rápido até então, com uma travessia em 178 horas com a sua Harley-Davidson Livewire. Mais recentemente, Scott Harkless atravessou os Estados Unidos de leste a oeste em 112 horas na sua Zero SR/F , mas isso foi da Flórida e mais de 4.095 km “apenas”.

Dois motociclistas partiram para atacar este recorde através de uma ‘corrida’ original, cada um começando na direção oposta do outro: Steven Day aos comandos da sua Energica EVA Ribelle, e Robert Swartz numa EsseEsse9 do mesmo fabricante. Acontece que Swartz viu o seu desafio ir muito cedo por água abaixo, quando o teve de interromper depois da sua carrinha de apoio ter um acidente. Com mais sorte, Steven Day conseguiu ir até ao final dos 4.667 km de estrada, com uma recarga de pouco menos de uma hora a cada 160 km, na sua Energica EVA Ribelle. No final, chegou a Nova Iorque ao cabo de 111 horas de viagem.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments