Fabricantes: Loncin, o gigante chinês

By on 3 Novembro, 2022

A Loncin tornou-se em 30 anos num dos maiores produtores de duas rodas e motores. Estabeleceu a partir de 2005 uma importante parceria com a BMW, chegou a participar nos Grandes Prémios com Jules Cluzel e criou uma nova marca Premium, a Voge, através da qual pretende conquistar os mercados europeus.

Foi em 1993 que a Loncin foi fundada em Chongqing, China , como Fábrica de Máquinas de Transporte Chongqing Loncin. Para a sua estreia, a marca produziu o seu primeiro motor de moto e comercializou-o bem, mas só em 1998 é que a primeira moto completa foi comercializada, já sob a bandeira da Loncin.

Desde então, a empresa cresce rapidamente e em poucos anos torna-se um grupo completo com a Loncin General Dynamics Co., Ltd., diversificando a sua actividade ainda em torno do transporte com a produção primeiro de um motor automóvel a gasolina em 1998, continuando depois a diversificar a sua produção com mini-veículos eléctricos, drones industriais e agrícolas, motores de aviação, motores marítimos, equipamentos aeroespaciais ou ainda baterias e geradores.

Mas o coração da atividade continua a ser a moto. É também graças às suas pequenas máquinas baratas que o fabricante chinês se torna num dos mais populares no seu mercado doméstico, menos de uma década depois da sua criação.

Os seus bons resultados permitiram atrair a atenção da BMW em 2005, com a qual a marca estabelece uma parceria industrial. Inicialmente, a Loncin foi responsável pela produção dos monocilindros da fabricante alemã. Em 2013, a parceria estendeu-se em torno de um projeto de motor bicilíndrico de cilindrada média, e outro acordo foi assinado dois anos depois. Hoje, é a Loncin que se encarrega da produção dos bicilindros das BMW F 750 GS , F 850 ​​GS , F 900 R e F 900 XR , mas também dos monocilindros das scooters C 400 X e C 400 GT.

Enquanto isso, a Loncin tenta destacar-se internacionalmente com o seu nome, entrando nos Grandes Prémios de 125cc durante as temporadas de 2008 e 2009 com Jules Cluzel e Alexis Masbou. Mas fora dos mercados asiáticos, a marca não consegue estabelecer-se no Ocidente. Após sua listagem na Bolsa de Valores de Xangai em 2012, a Loncin multiplica as aquisições de outras empresas para ter mais de 20 subsidiárias e 9.000 funcionários em todo o país.

A Loncin é também um importante fornecedor de motores para outros fabricantes chineses, em particular com o seu bicilíndrico em linha de 471cc (uma cópia do motor da Honda CB500), que é encontrado em muitas gamas. Mas ainda falta conquistar os mercados europeus e para isso, a Loncin deu à luz em 2018 a Voge, a sua nova marca “Premium”.

A estratégia continua três anos depois com a chegada da Bicose, outra marca premium, mas desta vez orientada para os veículos elétricos de duas rodas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments