Uma nova versão do motor bicilíndrico paralelo KTM LC8c está a caminho. Não há declarações oficiais, mas o fabricante de Mattighofen já registou o design da nova unidade.
Muito semelhante aos que o precederam nas edições 790 é na realidade um motor praticamente novo. A documentação não inclui os dados técnicos, mas pela comparação entre a “antiga” unidade de 890cc e a nova, publicada pela BikeSocial, fica claro que várias coisas mudaram.
O atual motor da KTM 890 Duke R ’23 foi aumentado no diâmero e curso, por forma a gerar mais compressão e mais rpm’s. Tem 121 cv de potencia máxima, mas a futura unidade pode vir a ser mais compacta e leve
A necessidade de aumentar tanto o diâmetro quanto o curso para atingir o novo volume levou a cilindros de maior comprimento, e conseqüentemente a altura das cabeças foi reduzida, pois uma das ideias do projeto é manter inalteradas as fixações ao quadro e conseqüentemente as dimensões.

Pelos desenhos pode-se perceber que as peças fundidas dos cárteres também são novas e que a tampa do lado direito, aquela que contém a embraiagem, é mais extensa, estende até à janela de observação do nível de óleo. O cárter de óleo também é muito diferente, deixando que do lado direito mais espaço para a passagem do escape e do catalisador.
Como se sabe, o atual motor LC8c é produzido na China onde opera uma joint venture KTM-CFMoto , e é precisamente da Terra dos Dragões donde vem todos estes rumores; por isso é lógico pensar que as novas unidades serão montadas nos próximos modelos RC, Duke e Adventure da empresa austríaca, mas também nos modelos da CFMoto.