Honda desenvolve sistema avançado de deteção de acidentes
A Honda está a desenvolver um novo sistema de deteção de acidente de moto, que pode determinar se o motociclista está inconsciente, decidindo se devem ou não ser chamados os serviços de emergência.
O sistema pode diferenciar entre incidentes menores e acidentes graves, e tem o potencial de salvar vidas ao alertar rapidamente os serviços de emergência. Diz-se que a nova tecnologia é capaz de determinar se o motociclista está inconsciente ou não, e decidir se deve ou não chamar os serviços de emergência.
O sistema usa a IMU da moto e uma série de sensores para detectar a ocorrência de uma colisão. Em seguida, conecta-se ao smartphone do motociclista e ao auricular de ouvido Bluetooth montado no capacete, para determinar se o motociclista ainda está consciente ou não. Com base nesse diagnóstico, o sistema decide ou não se faz uma chamada de emergência.
Curiosamente, o sistema também é capaz de diferenciar entre um incidente menor, como deixar a moto cair de lado muma garagem, e um acidente grave que requer atenção imediata. Se o incidente for considerado menor, o sistema não fará uma chamada de emergência.
Embora esta nova tecnologia pareça promissora, ainda restam dúvidas sobre a sua precisão e se é confiável. Por exemplo, se o motociclista não estiver a usar um auricular Bluetooth, o sistema ainda será capaz de determinar com precisão o seu estado de consciência? Além disso, será interessante ver como o sistema funciona em cenários do mundo real.
Apesar dessas questões, o novo sistema de deteção de colisão de motos da Honda é um desenvolvimento promissor na tecnologia de segurança em motos. A Honda ainda não anunciou quando a tecnologia estará disponível ao público.
0 comments