Honda está a desenvolver um dispositivo de socorro “inteligente”

By on 23 Junho, 2023

O grande desenvolvimento da eletrónica também encontra cada vez mais aplicações no campo da segurança ativa e passiva. É o caso da Honda, que estuda um sistema capaz de reconhecer a gravidade dos acidentes e avaliar se deve ou não ser feito um pedido socorro.

Já existem sistemas que acionam automaticamente um alarme em caso de queda, mas a Honda está a desenvolver um ainda mais avançado, capaz de avaliar a gravidade do acidente, determinar se realmente vale a pena enviar um pedido de socorro e até gerir a intervenção.

A ideia já foi patenteada, o funcionamento ainda está em estudo e o aparelho ainda não foi comercializado mas é composto basicamente por três sensores conectados via bluetooth a um auricular e a um smartphone. O primeiro é instalado na moto e envia um sinal se a inclinação do veículo ultrapassar muito os limites alcançáveis ​​na condução normal. Normalmente quando isso acontece, chega uma ligação do serviço de atendimento a perguntar se precisa de ajuda.

O sistema da Honda verifica se o telemóvel e a unidade Bluetooth conectada ao capacete estão na vertical ou se o condutor está na horizontal, ou seja, deitado no chão, e neste segundo caso envia ajuda ao ponto indicado pelo GPS.

Mas uma outra etapa está a ser estudada. O sistema em que a empresa de Tóquio está a trabalhar é capaz de verificar qual era a velocidade da moto nos momentos que antecederam o acidente, e detectar qual a distância entre o veículo acidentado e a moto, de forma a obter indicações sobre a eventual gravidade do acidente e dotar os socorristas de elementos que permitam uma intervenção adequada. O desenvolvimento ainda não terminou, mas a tecnologia é muito, muito interessante.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments