Buell XBRR “John Player Special”: Tributo a Ayrton Senna e ao Lotus 97T
O que fazer com uma moto da qual foram fabricadas apenas 50 unidades e que foi jogada fora após um acidente? A resposta normal seria restaurá-la. Mas o norueguês Ole Jakob Nysted, preferiu dar-lhe uma segunda vida, homenageando Ayrton Senna e o Lotus 97T John Player Special.
Apenas 50 Buell XBRR Daytona foram construídas para o mundo, todas destinadas à competição. Com motor bicilíndrico de origem Harley-Davidson que desenvolvia 150 cv e o singular quadro Buell com o depósito de gasolina nele inserido, além do depósito de óleo no braço oscilante e da roda dianteira com disco perimetral ventilado, esta moto é uma jóia única.
Porém, amigos do alheio roubaram uma destas motos e depois de se divertirem com ela, atiraram-na para uma vala onde foi encontrada pela polícia. De volta às mãos do seu proprietário, Ole Jakob Nysted , este norueguês decidiu dar-lhe uma abordagem diferente e em colaboração com a Northern Classic Custom & Race ( NCCR ) , o primeiro importador da Buell na Suécia e a equipa de competição europeia da marca americana, transformou a XBRR na beleza que podem ver nestas imagens.
A NCCR sempre quis homenagear o Lotus 97T John Player Special e também coincidindo com o 20º aniversário da morte de Ayrton Senna em Ímola, começaram a trabalhar. A primeira coisa foi eliminar a cauda enorme e construir uma muito mais leve e estilizada sob a qual ficam escondidos a bateria e o controle remoto do amortecedor.
Com a moto completa, começaram então a replicar o design e as cores do Lotus 97T de Senna, aquele precisamente que venceu um GP de Portugal no Estoril sob chuva intensa!
Foi um trabalho meticuloso colocar as linhas e os patrocinadores do Lotus, tal como os logotipos dourados nesta XBRR. Um detalhe que a moto original não tem, mas que, como diz Ole, Colin Chapman teria gostado , é a tomada de ar para a pinça do travão dianteiro localizada na lateral do guarda-lamas. Sem dúvida, um ótimo toque para uma moto que se tornou ainda mais exclusiva que a original.
0 comments