Aleix Espargaró (Aprilia) venceu a corrida sprint do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O espanhol cumpriu a distância em 20:02.744 minutos, batendo Francesco Bagnaia (Ducati) por 1.989 segundos, com Maverick Viñales (Aprilia) em terceiro, a 2.040 segundos.
Com umas poucas gotas de chuva a caírem pouco antes da volta de aquecimento, era algo que os pilotos tinham de ter em conta, com as garagens a prepararem as segundas motos. No arranque, Miguel Oliveira saiu bastante mal, perdendo várias posições para o oitavo lugar, atrás de Marc Márquez. Bagnaia não teve problemas e conservou a primeira posição, com Maverick Viñales a passar para a frente de Aleix Espargaró e Jorge Martín no quarto lugar. Brad Binder subiu ao quinto lugar, por troca com Marco Bezzecchi, com Oliveira a responder a Márquez mais tarde e a recuperar a sétima posição.
Oliveira passou depois para o sexto posto, aproveitando a larga trajetória de Marco Bezzecchi, com Jorge Martín a falhar mais à frente e a cair para o sexto lugar. Na frente, Bagnaia e Aleix Espargaró começavam a destacar-se de Maverick Viñales e do restante grupo, que incluía Brad Binder e Oliveira, que procurava recuperar do seu mau arranque.
Pol Espargaró era o primeiro piloto a cair nesta corrida sprint, depois de sair em frente para a gravilha. A sete voltas do fim, Aleix Espargaró atacou Bagnaia, mas o campeão do mundo aguentou firme e manteve a liderança. Viñales aproveitou para se aproximar, trazendo consigo Binder e Oliveira, com esses cinco com uma vantagem de mais de um segundo para Jorge Martín em sexto. A seis voltas do fim, Espargaró passou mesmo para a frente da corrida, com Bagnaia a passar para segundo. Espargaró ganhou bastante assim que passou para a frente, com a preocupação de Bagnaia a passar a ser a de manter o segundo posto.
Com pouca movimentação lá na frente, Espargaró liderava, com Bagnaia em segundo e Viñales terceiro, com Brad Binder quarto, Miguel Oliveira quinto, Martín sexto, Marco Bezzecchi sétimo, Johann Zarco oitavo e Enea Bastianini no nono e último lugar pontuável. Marc Márquez, apesar de tudo, colocava a Honda a fechar o top-10, com as restantes Honda muito mais para trás, tal como as Yamaha.
Oliveira começou a perder ritmo nas últimas voltas, perdendo para os quatro da frente e permitindo a aproximação de Jorge Martín, que passou mesmo para o quinto posto na última volta. Aleix Espargaró venceu o sprint com autoridade, com Bagnaia a conseguir mesmo segurar Viñales e assegurar a segunda posição. Binder e Jorge Martín completaram o top-5, com Miguel Oliveira em sexto, Bezzecchi em sétimo, Zarco em oitavo e Bastianini em nono.