Honda CBX 1000 by Unik Edition – De Hamamatsu para Lisboa
Uma fusão de músculos japoneses e sofisticação europeia, esta Honda CBX 1000 é um dos restomods melhor trabalhados que já vimos. O trabalho artesanal tem assinatura da portuguesa Unik Edition.
Só esteve em produção durante quatro anos, mas foi tempo suficiente para deixar uma impressão duradoura na indústria de motos. Lançada pela primeira vez em 1978 como uma superbike de seis cilindros, a Honda CBX1000 S mais tarde enfrentou forte concorrência da sua meia irmã – a igualmente icónica CB900F. Assim, a marca japonesa redesenhou-a como um sport tourer.
A ‘CBX-B’ atualizada tinha uma carenagem touring, malas opcionais e a nova configuração mono-amortecedor Pro-Link da Honda. Era um fio de cabelo menos poderosa do que antes, mas isso não a impediu de se tornar uma lenda por si só. Coloquem uma CBX lado a lado com uma CBX-B e vão ver que a última tem mais presença.
Foi essa mística que levou o proprietário desta Honda CBX 1000 Pro-Link de 1982 a comprá-la. Apaixonado pela fusão de tecnologia moderna e tradições antigas encontradas em cidades japonesas como Tóquio e Quioto, procurava uma moto clássica que incorporasse essa filosofia. Quando encontrou a CBX, era impossível ignorar a brutalidade do seu motor de seis cilindros.
“Aos olhos deste entusiasta, o motor não era apenas uma maravilha mecânica; era a alma da moto, tal como o coração do corpo humano”, afirma Tiago Gonçalves, fundador da Custom Shop portuguesa, Unik Edition. “Esta revelação lançou as bases para um projeto transformador, que honraria as origens da moto e ao mesmo tempo conferiria-lhe uma nova identidade.”
Tiago e o seu parceiro Luis Gonçalves (não, eles não são irmãos), foram encarregados de transformar a Honda CBX 1000 numa restomod estilosa com uma série de atualizações modernas. A ideia era manter o DNA retro desportivo-touring da CBX, mas dar-lhe uma estética nova.
“Preservar os elementos mais significativos da Honda CBX 1000 tornou-se um princípio norteador para nós”, afirma Tiago. “A transformação não consistiu em apagar o passado, mas sim em melhorá-lo. Como resultado, a carenagem dianteira, o depósito de combustível, a carenagem traseira e a luz de travão traseira representaram um testemunho da herança da moto, permitindo aos entusiastas traçar a sua linhagem sem esforço.”
Na frente foram removidas as extensões inferiores da carenagem e apararam a unidade principal para um visual mais elegante. A caixa quadrada do farol foi equipada com uma unidade LED e o guarda-lamas dianteiro foi trocado por uma peça de aparência mais moderna. Um pára-brisas colorido adiciona um toque extra de estilo retro ao visual da CBX. Olhos atentos também detectarão um conjunto de bainhas invertidas que são de uma Kawasaki ZX-9R de 1994, que também doou as suas pinças de freio Nissin dianteiras e traseiras simples.
Unik usou truques semelhantes atrás. O sub-quadro foi encurtado, o assento de couro é totalmente novo, mas foi decorado com o tipo de robustez que uma desportiva de turismo do início dos anos 80 exige. As modificações são tão inteligentes quanto sutis. As tampas laterais agora integram-se perfeitamente à unidade traseira e tudo se estreita para acomodar uma luz traseira mais fina.
Na CBX foi instalado o braço oscilante de uma Triumph Street Triple. As lindas rodas tubeless com raios são da Kineo, medindo 17” em ambas as extremidades, estando envoltas em modernos pneus desportivos Michelin, com a largura do pneu traseiro aumentada para 180.
Passando para o motor, Unik limpou, repintou e poliu tudo para obter uma estética de fábrica. A transmissão foi reconstruída com relações mais curtas, um novo filtro K&N foi instalado e os carboidratos foram ajustados. A poderosa CBX exigia um escape apropriado, então a equipa da Unik instalou um sistema completo de seis em um da Delkevic.
Quando chegou a hora de pintar a CBX, a Unik decidiu infundir no ícone japonês uma forte dose de elegância europeia. O tom verde é o Verde Pino Metallizato da Ferrari, inspirado na impossivelmente elegante Ferrari 250 GT Berlinetta Lusso de 1963. A base verde metálica profunda é pontuada por seções de branco, delimitadas por subtis listas douradas. Os gráficos clássicos do depósito Honda Wing e os logotipos originais ‘CBX’ ajudam a moto a percorrer a linha entre resto e mod.
MODELO BASE: HONDA CBX 1000
PREPARADOR: UNIK EDITION, LISBOA
IMAGENS: TIAGO ALMEIDA
0 comments