Suzuki GSX-8R 2024: Desportiva média para emoções altas
Irmã quase gémea carenada da naked GSX-8S, a nova GSX-8R vem ampliar a oferta da nova plataforma biciclíndrica, com uma desportiva média que tem todos os ingredientes para agradar aos fãs das emoções altas – que fazem disparar os níveis de adrenalina.
A ideia de uma terceira variante da plataforma bicilíndrica de média cilindrada da Suzuki ganhou terreno gradualmente, até à publicação de documentos de aprovação na Suíça que confirmaram a nova desportiva. No entanto, agora é oficial, as trail V-Strom 800 SE e DE, bem como a naked GSX-8S, serão acompanhados pela nova Suzuki GSX-8R .
A GSX-8R tem muito da sua irmã despojada de carenagem. Isto é verdade antes de tudo em termos de motor, já que o bicilíndrico paralelo de 776cc tem exatamente os mesmos valores de potência e binário, com um máximo de 82,9 cv de potência a 8.500 rpm e 78 Nm de binário a 6.800 Nm, acelerador Ride-by-wire, três modos de condução, caixa de seis marchas e transmissão também são semelhantes.
A ciclística também apresenta muitas semelhanças já que encontramos neste caso o mesmo quadro tubular de aço, o mesmo braço oscilante de alumínio, as mesmas jantes de 10 raios, os mesmos pneus Dunlop Roadsmart 2 e os mesmos travões Nissin. Mas por outro lado, a Suzuki abandona as suspensões KYB por um garfo invertido e um monomortecedor central Showa alegando um comportamento mais desportivo.
E embora o assento ainda tenha 810 mm de altura e os pedais estejam situados no mesmo local, o novo guiador de duas peças proporciona uma posição ligeiramente mais avançada para maior desportivismo.
As principais diferenças residem, portanto, na sua nova carenagem completa que proporciona melhor aerodinâmica e melhor proteção ao condutor, em particular graças ao seu pequeno ecrã não ajustável. O farol dianteiro, aqui montado no quadro e não na coluna de direção, mantém as suas duas óticas posicionadas verticalmente, mas renova os seus LEDs de luz diurna com uma nova faixa horizontal, localizada na parte superior e não mais em cada lado.
Todos os seus elementos de acabamento, a carenagem e as novas suspensões trazem um leve ganho de peso à GSX-8R que apresenta três quilos a mais que sua irmã com 205 kg anunciada totalmente carregada.
Disponível em quatro cores, incluindo o amarelo que infelizmente ficará reservado ao mercado americano, a desportiva Suzuki GSX-8R estará disponível nos primeiros meses de 2024.
Ficha técnica
Motor: Bicilíndrico em linha, 4 tempos, refrigeração líquida, distribuição dupla da árvore de cames à cabeça, distribuição de 270°, 4 válvulas por cilindro, Euro 5
Cilindrada: 776cc
Diâmetro x curso: 84 x 70 mm
Potência máxima: 82,9 cv (61 kW) a 8.500 rpm
Binário máximo: 78 Nm a 6.800 rpm
Consumo (WMTC): 4,2 l/100 km
Fonte de alimentação: injeção eletrónica, corpos de borboleta de 42 mm, acelerador Ride-by-Wire
Ignição: eletrónica transistorizada
Lubrificação: cárter úmido, sob pressão
Modos de condução: A (Ativo), B (Básico), C (Conforto)
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo, anti-drible
Caixa de velocidade: 6 velocidades, caixa bidirecional
Transmissão final: por corrente
Quadro: Estrutura tubular de aço, subquadro tubular de aço
Suspensão dianteira: Forquilha invertida Showa SFF-BP, curso de 130 mm
Suspensão traseira: braço oscilante em alumínio, monoamortecedor central progressivo Showa, ajustável em pré-carga
Travão dianteiro: Disco flutuante duplo de 310 mm, pinças radiais Nissin de 4 pistões
Travão traseiro: Disco simples de 240 mm, pinça flutuante Nissin de pistão único
Rodas: Jantes em liga de alumínio, 17 polegadas
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W) Dunlop Roadsport 2
Pneu traseiro: 180/55 ZR17 M/C (73W) Dunlop Roadsport 2
Comprimento x largura x altura: 2.155 x 770 x 1.135 mm
Distância entre eixos: 1.465 mm
Distância ao solo: 145 mm
Altura do assento: 810 mm
Peso: 205 kg (em condições de funcionamento)
Capacidade do depósito: 14 litros
Cores: azul, cinza, preto
0 comments