Raptee Electric, outra novidade elétrica do Sudeste Asiático
A Índia, pelas suas necessidades internas, está a ser um dos motores da indústria de motos elétricas. A Raptee Electric é a primeira criação da start-up Raptee Energy, uma empresa emergente que começa a avançar com força pelo país do sudeste asiático.
Há alguns anos, a Índia e os seus fabricantes tornou-se um dos países de referência no mundo das motos elétricas. Normalmente vemos scooters que facilitam o dia a dia dos utilizadores locais e colaborações com marcas europeias. Mas agora descobrimos uma moto que vai um passo além, a Raptee Electric, moto que tem sido apresentada em muitas conferências na procura de investidores.
Projecto à espera de investidores
Embora o nome da moto não seja definitivo e, de facto, se a Raptee Energy não receber os 10 milhões de euros em troca que a Raptee Energy necessita para levar a cabo o projecto, poderá nunca chegar à produção, sabemos que o protótipo apresentado tem causado boa impressão… até pelos seus números.
O desempenho geral da moto coloca-a na faixa dos modelos com motor de combustão de 150 a 200 centímetros cúbicos. Prova disso é que a velocidade máxima declarada anunciada é de 135 km/h, portanto um pouco mais rápido que uma 125 e ligeiramente abaixo de um motor de monocilíndrico de 200cc em termos de velocidade. Já se falamos de aceleração, não é que se trate de performance desportiva, mas é razoável, com zero a 60 quilómetros por hora em 3,5 segundos.
Por último, falando em autonomia esta chega a 150 quilómetros com uma única carga e a Raptee Energy afirma ainda que pode ser carregado até 80% nas estações de carregamento CCS2 em 45 minutos.
0 comments