Apenas meio milhão de motos vendidas nos EUA em 2023
Se a venda de motos na Europa superou o milhão de unidades em 2023, nos Estados Unidos da América, país que detém um quarto da riqueza mundial e tem 341 milhões de habitantes, foram vendidas apenas 554 mil unidades.
As razões pelas quais as motos não são vendidas nos EUA seriam suficientes para escrever um livro. Num país onde Nova Iorque fica a 4.139 km de São Francisco , o fascínio pelos automóveis (foram vendidos 15,5 milhões em 2023 ) tem sido inversamente proporcional à paixão pelas motos.
O público americano acredita firmemente que quanto maior, melhor. Por esse motivo, não vendem apenas scooters, mas também motos de aventura e de turismo de grande cilindrada. Além disso os norte-americanos utilizam a moto quase exclusivamente como meio de lazer , e poucos a utilizam como transporte diário.
2023 foi o quarto ano consecutivo em que o mercado dos EUA ultrapassou o meio milhão de unidades, com uma diminuição de -0,4% em relação ao ano anterior. Durante mais ou menos uma década, os números de vendas permaneceram em meio milhão, o que mostra a estabilidade do mercado americano.
A Honda lidera o mercado dos EUA, apesar das suas vendas em 2023 terem caído -4,4%. A Harley-Davidson, por sua vez, não só cedeu a liderança como perdeu -9,6% . O terceiro lugar do pódio vai para a Kawasaki ( +5,2% ), em parte devido à forte aceitação da KL650.
0 comments