Triumph Rocket 3 – O míssil Britânico | Contacto
Sou o João Fragoso e estivemos em França para testar a nova Triumph Rocket 3 Storm.
E há muito para vos contar sobre estas motos da marca britânica, por isso vamos a isso! Vamos começar por falar do motor desta Triumph Rocket 3, estamos a falar de um motor com cerca de 2500 cc.
Sim, ouviram bem, 2500 cc. Isso significa que é um motor maior do que muitos dos carros que circulam nas nossas estradas e estamos a falar de um motor que tem mais de 220 Nm de binário máximo e mais de 180 cv de potência.
Portanto, temos aqui muita disponibilidade, mesmo em mudanças altas e também a baixas rotações. Estamos a falar de três cilindros, por isso esta é a especialidade da casa, chamemos-lhe assim. Este motor também nos torna um pouco preguiçosos quando se trata de trabalhar a caixa de velocidades, pois permite-nos ter muita disponibilidade em qualquer gama de rotações, mas também sentimos que o motor tem capacidade para trabalhar em alta velocidade.
Vou falar um pouco sobre a ciclística destas motos, são duas versões um pouco diferentes.
Estamos a falar da R e da GT que, apesar de mecanicamente serem iguais, têm algumas alterações em termos de ergonomia e de ciclística. Na R sentimo-nos muito mais capazes de atacar as curvas e temos muito mais sensibilidade na frente do que na GT, que se revelou uma moto em que praticamente podemos estar sentados o dia todo muito confortavelmente, pois, as nossas pernas estão quase esticadas, e a posição dos braços também é muito melhor e mais agradável para longas distâncias do que na versão R.
Ainda assim, são motos mecanicamente iguais, com exceção da ergonomia, como já referi. Com suspensões Showa na dianteira, ajustáveis em extensão e compressão, e um amortecedor Showa totalmente ajustável na traseira. É incrível, é a palavra certa para descrever esta Triumph é incrível, pois estamos a falar de uma moto que pesa mais de 300kg, e que se move de uma forma surpreendente. Tanto a R como a GT, mais uma vez a R ganha pela sua posição de condução um pouco mais agressiva e mais capaz de atacar as curvas, mesmo assim, trabalhámos um pouco mais no desempenho deste modelo e conseguimos que esta GT fizesse curvas de uma forma fantástica e mais do que fazer curvas é a transição entre curvas, é absolutamente fenomenal, o que a Triumph conseguiu fazer com estas Rocket 3 Storm, uma moto que pesa mais de 300 kg.
A marca britânica também criou uma travagem extremamente competente em parceria com a Brembo. Estamos a falar de travões Brembo à frente com dois discos e atrás com um único disco, e quando estamos a falar de uma moto com mais de 300 kg temos de ter uma travagem muito potente. Além da potência, temos uma excelente sensação nos travões dianteiro e traseiro e, como temos travagem combinada, quando pressionamos travão traseiro também se sente o travão dianteiro a atuar, o que é um aspeto muito positivo, uma vez que se trata de uma moto muito pesada e é necessário ter uma boa potência de travagem.
No que diz respeito à tecnologia, temos um painel TFT com dois ecrãs diferentes e temos também controlo de tração, controlo de deslizamento, ABS em curva e toda a tecnologia necessária e essencial que os utilizadores querem numa moto topo de gama hoje em dia.
Esta moto está extremamente bem construída, não há um único pormenor fora do lugar, especialmente quando olhamos para a zona do bloco do motor, vimos que está tudo muito bem encaixado, todas as peças estão muito bem encaixadas, e quando estamos a falar de uma moto que custa mais de 25.000 euros do seu preço base, é isso que os clientes procuram, é qualidade.
Percorremos cerca de 250 km na zona de Nice e ficámos com uma boa ideia do que esta moto é capaz. Estamos a falar de 180 cavalos de potência, mais uma vez cerca de 2500 cc e mais de 220 Nm. E se os números são impressionantes, também o são as sensações que se obtêm ao conduzir uma moto tão pesada. Nunca é demasiado repetir que a forma como esta Rocket 3, se comporta e se move entre curvas e a estabilidade que tem na própria curva é absolutamente fantástica e a Triumph conseguiu aqui uma peça de engenharia verdadeiramente topo de gama neste conjunto de suspensão, quadro, motor e travões, há pouco que possamos apontar a esta moto.
É claro que há aqui um pequeno pormenor que sabíamos a priori que iria acontecer, ou seja, o aquecimento do motor. De manhã foi bom porque estava muito frio, mas à tarde sentimos que quando voltámos à cidade sentimos mesmo algum calor na zona dos colectores de escape, e isso será certamente prejudicial no verão. Ainda assim, este é um produto fantástico da Triumph, um produto premium acima de tudo, por isso obrigado pelo convite da Triumph Portugal para esta apresentação.
Não se esqueça de visitar o Motomais, MotoSport e Offroad Moto para ficar a par de todas as novidades sobre duas rodas. Sigam-nos também nas redes sociais para se manterem actualizados sobre tudo o que estamos a fazer e não se esqueçam de subscrever o nosso canal no YouTube porque temos vídeos para vocês todas as semanas.
Imagem:Triumph
0 comments