KTM e Husqvarna revelam modelos elétricos para a via pública

By on 18 Agosto, 2024

A austríaca KTM está no mercado das motos eléctricas há mais tempo do que a maioria das suas congéneres, tendo lançado a Freeride E original, movida a bateria, em 2011, mas, apesar de mais de uma década de experiência, ainda não entrou no mercado das motos de estrada eléctricas. Até agora. Novos documentos mostram que tanto a KTM como a sua filial Husqvarna terão modelos eléctricos idênticos nas suas gamas de modelos para 2025.

A informação é cortesia do documento de descodificação do VIN (Número de Identificação do Veículo) da marca, que tem de ser apresentado à NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) e publicado para ajudar a garantir que os modelos específicos possam ser identificados a partir dos VIN. O último destes documentos, que abrange as empresas irmãs KTM, Husqvarna e GasGas, revela a existência dos modelos KTM “Electric Freeride (Street Legal)” e Husqvarna “Electric Pioneer (Street Legal)” nas gamas de modelos 2025 das marcas

Os detalhes das motos são escassos, mas o decodificador VIN adiciona códigos específicos para o quarto e quinto dígitos VIN, usados como identificadores de modelo, para marcar as motos elétricas: A Electric Freeride com o código “E1″ e a Electric Pioneer com o código ‘P1’. O documento também adiciona um novo código na sétima posição do VIN na forma de um “0”, significando que uma moto é elétrica. Até agora, essa posição só era usada pelo número “2″ ou ”4″ para motores de dois ou quatro tempos. Finalmente, o 12º caractere no VIN, que normalmente é usado para a capacidade do motor sob o protocolo KTM VIN, variando de “0 ″ para menos de 125cc em dois tempos ou menos de 250cc em quatro tempos a ‘9 ″ para motos acima de 900cc, agora pode apresentar a letra ‘C’ para representar um trem de força elétrico que é descrito como ‘5.54kW Li-ion 660W’.

Essa descrição é um pouco confusa. Tanto 5,54kW como 660W são valores relativos à potência, pelo que uma interpretação é que o motor tem uma potência nominal de 5,54kW (7,43 cv). O valor de 660W é demasiado baixo para representar realisticamente a potência da moto, uma vez que equivale a menos de 1 cv, mas pode estar relacionado com a taxa de carga da moto.

Fonte:https://www.cycleworld.com/bikes/ktm-and-husqvarna-electric-streetbikes/

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments