Ducati Panigale V4 Tricolore, edição limitada a 1000 unidades numeradas
Uma homenagem à história do Made in Italy e da Ducati: a Panigale V4 Tricolore. Uma moto de colecionador produzida em apenas 1000 unidades numeradas, reinterpretando numa versão moderna a pintura da 750 F1 de 1984, a moto que começou, há exatamente quarenta anos, a história das motos superdesportivas modernas de Borgo Panigale. Uma decoração Tricolore que nos anos seguintes foi dedicada às versões mais prestigiadas das várias gerações de Superbikes Ducati, desde a primeira 851 Desmoquattro em 1988.
A Panigale V4 Tricolore é uma promessa que se renova: a de empolgar novamente, de experimentar o privilégio de uma história que continua a definir o futuro das motos desportivas. Um vínculo que atravessa o tempo, celebrando a arte de engenharia da Ducati e o espírito italiano indomável que anima cada uma das suas criações.
Para a Ducati, a Panigale V4 Tricolore é a mais recente inovação de 2024. Foi um ano incrível, em que a marca sedeada em Borgo Panigale conquistou os títulos de Pilotos e Construtores de MotoGP pela terceira vez consecutiva, chegando perto do domínio absoluto com dezanove vitórias em vinte Grandes Prémios.
A isto juntam-se o título do Mundial de Construtores de Superbike, o título de Pilotos em Supersport e o título italiano na estreia com a 450 MX no Motocross italiano. Houve também muitas vitórias nacionais, incluindo em Superbike italiana e em Superbike dos EUA, que marcaram o regresso da Ducati à vitória nos EUA ao fim de 30 anos. Por último, mas não menos importante, os sucessos históricos no Campeonato Japonês de Superbike da Panigale V4 gerida pela equipa Kagayama.
Esta exclusiva moto foi revelada ao público num evento off-site, organizado com a participação da parceira Eataly, no contexto da semana da Art Basel em Miami Beach, a edição no continente americano da feira de arte mais prestigiada do velho continente. Este é um contexto em que agora a Ducati se sente em casa, estando já na sua terceira participação.
A Panigale V4 Tricolore, orgulhosamente desenhada pela Drudi Performance e pelo Centro Stile Ducati , é baseada na nova Panigale V4. A sua pintura branca, vermelha e verde, proposta pela primeira vez na moto em versão assimétrica, celebra as cores da bandeira italiana combinando-as com o preto e branco da bandeira de xadrez, o símbolo da vitória, mostrado na parte inferior da carenagem. As placas numéricas com o número um, na frente e nas laterais da carenagem, lembram as das Ducati mais desportivas e sofisticadas, como a Panigale V4 R ou a Multistrada Pikes Peak.
Uma pintura que realça as superfícies aerodinâmicas da moto, com linhas mais altas que destacam a mudança de estilo que marcou, com a Panigale V4 2025, a transição da sexta para a sétima geração das Superbikes Ducati.
A base da Panigale V4 Tricolore é, de facto, a nova V4 apresentada em julho passado na World Ducati Week ( press kit aqui) e protagonista de um importante salto evolutivo graças a uma abordagem integrada à aerodinâmica e ao design, a um quadro completamente renovado e a soluções eletrónicas inovadoras, como o Ducati Vehicle Observer (DVO) e o Race eCBS.
Pela primeira vez na história da Ducati, uma Tricolore é enriquecida com equipamentos técnicos que melhoram o seu desempenho em pista, tornando esta moto ainda mais única. A Panigale V4 Tricolore está de facto equipada com jantes em fibra de carbono de cinco raios que reduzem o peso em 0,950 kg em comparação com as forjadas da Panigale V4 S, baixando o momento de inércia em 12% à frente e 19% atrás. Graças a estas jantes, a agilidade da moto aumenta nas mudanças de direção e a tendência da moto para fechar a trajetória durante a aceleração quando ainda inclinada é amplificada.
A nova Panigale V4 Tricolore é a primeira moto de produção no mundo a ser equipada com o sistema de travagem dianteiro Front Brake Pro , composto por dois discos Brembo T-Drive de 338,5 mm de diâmetro e 6,2 mm de espessura, com alhetas, que aumentam a potência de travagem e a consistência do desempenho.
Estes discos, testados pelos Pilotos de Fábrica da Ducati na Corrida dos Campeões de 2024, são derivados dos discos de competição montados no Campeonato do Mundo de Superbike nos circuitos mais exigentes e estão emparelhados com pinças HypureTM. As pinças apresentam um tratamento de anodização em titânio e um logótipo Brembo de grandes dimensões. Por fim, a bomba de travão dianteira é uma MCS 19.21 com ajuste remoto da posição da manete, como é o caso em MotoGP e em Superbike.
O equipamento especial da Tricolore fica completo com uma embraiagem a seco, poisa-pés ajustáveis maquinados de alumínio sólido e um módulo GPS. Quem quiser usar a sua Panigale V4 Tricolore em pista também terá acesso a uma tampa de depósito de corrida em alumínio sólido, condutas das pinças de travão, tampa de embraiagem aberta em fibra de carbono e um kit para remoção do suporte da matrícula, tudo fornecido de série.
A experiência de conduzir esta moto de colecionador será ainda mais especial graças ao assento de Alcântara, ao plexiglass de competição e à animação dedicada do painel de instrumentos ao ligar a moto.
Por fim, cada Tricolore, como todas as Ducati colecionáveis, é tornada única pela placa em alumínio maquinada aposta nas mesas de direção com o nome do modelo e número da unidade.
A Panigale V4 Tricolore é acompanhada por um certificado de autenticidade e uma capa de moto dedicada, que são entregues dentro de uma caixa personalizada especial feita a combinar com a decoração da mesma.
O número do modelo também é mostrado na placa de alumínio da chave de ignição. Por fim, a singularidade da Tricolore é reforçada pela opção, reservada aos proprietários, de completar o visual com um capacete e blusão de edição limitada com um esquema de cores que combina com o da moto.
0 comments