Valentino Rossi foi um dos protagonistas de um dos momentos mais arrepiantes no MotoGP. O piloto italiano colidiu com o seu compatriota Marco Simoncelli, o que acabou por deixar o piloto italiano sem consciência e mais tarde, a falecer devido a lesões muito graves na sua cabeça. Mais de 13 anos depois, Rossi recordou esse momento, segundo o site https://www.the-race.com, referindo que Simoncelli foi o primeiro aluno da sua academia, mesmo não existindo na altura e que foi um dos piores momentos a sua carreira.
– Foi muito duro, um momento realmente dramático. O dia em Sepang, o momento após a corrida, foi um dos piores momentos da minha vida. Um momento em que nos perguntamos: como é que vamos continuar? Estava desesperado quando estava no meu escritório com o Uccio e o Max, uma sensação que infelizmente nunca esquecerei. Depois disso, ficou ainda pior porque perdemos um grande piloto. Mas também perdi um bom amigo. Passei muito tempo com o Marco ao longo dos anos, especialmente desde 2006, e ele deixou um grande vazio.
Acrescentou ainda: ‘Também digo sempre que o Marco foi o primeiro piloto da Academia, embora a Academia nem sequer existisse nessa altura. Mas começámos com o Marco, ele foi o primeiro piloto que apoiámos nos treinos e com a minha experiência. Quando vejo os pilotos da Academia agora, lembro-me sempre do Marco’.