Axel Bassani parece estar a adaptar-se bem à sua nova bimota KB998, com a nova suspensão Showa e mais tempo em pista a permitirem melhores resultados.
Apesar de uma pista molhada no início do dia, o piloto italiano e a sua bimota by Kawasaki Racing Team registaram melhorias constantes e estão a resolver cada vez mais os pontos fracos da moto à medida que a temporada do Mundial de Superbike 2025 se aproxima. Um problema em particular que Bassani comentou recentemente foi o desconforto com a traseira da moto, um problema que a Bimota parece estar a conseguir retificar com sucesso com base nas recentes prestações de Bassani.
Bassani registou 62 voltas no primeiro dia de Portimão, com duas configurações diferentes para a sua KB998. A sua volta mais rápida foi 1m40,679s registada na 61ª volta da sessão, o que lhe valeu a P2 e apenas 0,029s atrás de Toprak Razgatlioglu.
– “Foi um dia estranho porque começámos em condições de chuva. Fizemos algumas voltas para tentar ver como estava a mota neste circuito. Esperámos e começou a secar, mas a pista estava bastante difícil a partir da Curva 4 e da Curva 10; havia muita água. Tentámos fazer alguma coisa. A sensação com esta mota nesta pista foi boa. Foi a nossa primeira vez aqui. Estou a sentir-me muito bem. Melhorámos um pouco com a traseira. Com a Showa, trabalhámos muito. Penso que estamos a seguir o caminho certo e temos de continuar assim.”
“Corremos o dia todo com o composto duro, como toda a gente, penso eu. É difícil perceber quais os pneus que os restantes pilotos estão a utilizar. Continuámos com o pneu de corrida e, no final, colocámos apenas um pneu macio para verificar em que ponto estamos. Fizemos uma volta bastante boa. Penso que a BMW e a Ducati com Toprak e Bulega têm alguma margem, mas nós estamos lá. Temos de estar contentes, isso é o mais importante.”