Se dependesse do grupo americano Liberty Media e da Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP em Madrid, a aquisição pelos americanos já estaria concluída há muito tempo.
No entanto, recentemente, no início deste ano, o negócio de mil milhões de euros foi adiado. O único obstáculo à realização da grande aquisição é o direito europeu da concorrência. Quando se tornou clara a complexidade da aquisição, que estava a ser preparada desde há muito, Bruxelas retirou todo o dinamismo ao negócio iniciado.
As últimas actas do inquérito encarregado do processo revelam que o prazo para uma decisão foi adiado por mais 20 dias úteis. A partir de hoje, a nova data de decisão é 16 de junho de 2025.
A investigação da Fase II da Comissão Europeia, que foi iniciada até ao final de 2024, deve examinar todos os factos relacionados com as preocupações oficialmente notificadas. Uma vez que o protocolo de Bruxelas se refere a um “prazo provisório”, não é de excluir que o trabalho da Comissão se prolongue ainda mais.
O exame pormenorizado por parte da Comissão significa que o calendário inicialmente previsto será atrasado em quase uma época para todas as partes envolvidas – e o mesmo se aplica aos efeitos positivos esperados na sequência da aquisição.