Unir o luxo às motos com o artesanato francês – uma ideia ousada, mas realizada por Olivier Midy com a Midual. E resultou!
O projeto levou tempo para amadurecer, desde o primeiro protótipo apresentado em 1999 até ao início do motor em 2007, passando pela apresentação dos conceitos funcionais em 2014, passando pela comercialização da Type 1 e pela modernização da fábrica, a luxuosa moto francesa foi desabrochando.
A moto destaca-se pelos acabamentos, muito inspirados no universo dos automóveis de luxo, com as suas maçanetas e estofos em couro, a sua consola personalizável, a sua instrumentação e com muitos dos seus elementos de acabamento em alumínio. O mesmo vale para toda a parte técnica, que se baseia num quadro monocoque que suporta o motor boxer longitudinal com 1.036 cc de cilindrada, combinado com elementos de ponta, como as suspensões Öhlins, travões Brembo e pneus Michelin.

Discreta, porque se trata de uma moto rara e reservada a uns quantos privilegiados, a Midual Type 1 continua a sua carreira… E para os mais endinheiras exigentes aqui está a ainda mais exclusiva Midual Quintessence – uma edição ultralimitada da qual serão produzidos somente três unidades!
Tendo como base a Type 1, a Quintessence apresenta uma evolução visual significativa com uma traseira refinada e agora acabamentos totalmente cromados que destacam ainda mais o quadro de alumínio. O conjunto é realçado pelo estofamento em couro laranja. Do motor plano transversal emanam 100 cv de potência e 102 Nm de binário máximo. Pessoalmente, lembra-me muito as ‘antigas’ Voxan?


Aprovada para uso em estradas, a exclusiva roadster gaulesa prefere reservar o seu preço para potenciais compradores. Com o modelo básico já a custar mais de 150.000 euros, a Midual Quintessence certamente não foi feita para motociclistas comuns. Por outro lado, será possível encontrá-la muito em breve, pois depois de ter sido anunciada na semana passada na RétroMobile, será exibida esta semana no Salão de Lyon na companhia do seu designer.