Parece um velho BMW Boxer, mas é novo e fabricado na China: o novo Crystalburn CBNMotor Retro Boxer 2V promete fazer os corações nostálgicos bater mais forte e os puristas tremerem.
Onde termina a cópia e começa a homenagem é uma questão aberta a mil e uma discussões. Na Exposição Internacional de Motos de Pequim, o público foi presenteado com um motor preto, horizontalmente oposto, montado numa estrutura de exposição simples. Nada além de um motor, nenhuma moto para o exibir. Mas este simples motor de dois cilindros foi suficiente para atrair a atenção não só dos presentes, mas também dos que ficam em casa. A razão parece bastante simples: a curiosa e impressionante semelhança com o lendário motor boxer de duas válvulas da BMW que fez história no motociclismo europeu e não só. Por detrás desta operação ousada está uma marca chinesa recém-nascida: Crystalburn, abreviada para CBNMotor. Uma empresa tão jovem que quase nada se sabe sobre as suas origens, surgiu do nada no panorama das motos, pouco antes do salão de Pequim. No stand, para além do boxer que deixou todos muito surpreendidos, estavam expostos vários modelos retro, equipados com vários motores refrigerados a ar, um claro indício da direção nostálgica que pretendem seguir.
Tradição bávara

As informações técnicas sobre o “novo” boxer são ainda escassas, mas a cilindrada de 900 cc já foi confirmada. Não é preciso ser um génio para notar as semelhanças com a BMW R 90 S, que tinha 898 cc e 67 cv às 7000 rpm. Assim imaginamos algo semelhante… As tampas angulares da cabeça fazem lembrar modelos mais recentes da BMW, talvez sugerindo um trabalho de “síntese criativa” dos engenheiros chineses. No entanto, este boxer é uma verdadeira explosão do passado: hastes de pressão sob os cilindros, velas de ignição posicionadas diagonalmente, uma vareta de nível de óleo roscável lateralmente e, claro, uma transmissão por eixo cardan. Em suma, tudo segue a melhor tradição bávara, até a escrita do fabricante copia o original. Ao contrário das anteriores réplicas chinesas ou soviéticas do pós-guerra, esta Crystalburn parece ser baseada na mais recente versão do boxer 2V da BMW, produzido até 1996.
O que não foi visível no salão foram os carburadores, sugerindo que a CBNMotor provavelmente os abandonará em favor da injecção electrónica de combustível para cumprir com as normas de emissões. Será isso considerado um sacrilégio? Ou um truque prático para ainda poder viajar com um air boxer apesar das restrições de movimento? O sistema de escape também estava ausente, com as saídas dos cilindros seladas por tampas pretas.

Uma Retro 900 está a chegar

No entanto, a Crystalburn não se limitou a mostrar o motor, mas também divulgou uma imagem teaser da primeira moto que irá montar este motor: uma naked clássica que parece de facto incorporar na perfeição a essência das roadsters do passado. Quando é que esta Retro 900 entrará em produção e se algum dia veremos este modelo na Europa ainda são questões sem resposta.
Não é a primeira vez… E não será a última
Esta “inspiração” chinesa não é certamente uma novidade no panorama motociclístico. No ano passado, assistimos a operações semelhantes com a V85TT da Moto Guzzi, também conhecida como Changjiang V 750 Defender, e a “China Sportster” da SWM, a Stormbreaker, esta última já disponível na Europa. Por isso, não seria totalmente surpreendente se os fãs do clássico boxer pudessem em breve ter em mãos uma réplica chinesa a um preço acessível. Talvez o motor possa ser vendido como uma adaptação para quadros antigos, quem sabe. Resta saber, no entanto, se a BMW reagirá (e será capaz de reagir) a esta “homenagem” oriental ou se deixará o mercado decidir o destino de uma operação que é, no mínimo, descarada. Uma coisa é certa: numa era de motores cada vez mais sofisticados, eletrificados e digitalizados, o fascínio de um boxer bicilíndrico refrigerado a ar continua a exercer uma atração irresistível.
Fonte: Motorrad.