Moto coberta ou carro de 2 rodas, mas decerto muito à frente do seu tempo
Inventada pelos motociclistas britânicos Malcolm Newell e Ken Leaman, a estranha criação moto de duas rodas Quasar, semi-fechada e com os pés para a frente, era inegavelmente única e atraia atenção onde aparecesse.

Quase certamente, foi uma inspiração para a posterior scooter coberta BMW C1, que surgiu e desapareceu cerca de duas décadas depois.
Inicialmente, equipada com um motor de quatro cilindros em linha de 850 cc, adaptado do também britânico Reliant Robin (uma máquina única por si só), a Quasar foi idealizada por Newell e Leaman após um encontro casual enquanto o primeiro estava de férias na Escócia.

As edições posteriores nem sempre vinham com um motor Reliant, apresentando, em vez disso, uma variedade de motores de várias motos dos anos 70 e 80 – basicamente aquilo que Newell e Leaman conseguissem encontrar.
Os dois investiram uma enorme quantidade de tempo e esforço na máquina, mas talvez não tivessem a destreza comercial necessária para tirar novas ideias do papel.

Financeiramente, o empreendimento esteve sempre em desvantagem. No final, apenas foram fabricadas 21 unidades do Quasar.
Na verdade, 22, já que esta foi concluída após a morte de Newell e não apresenta um motor Reliant Robin, mas sim um motor de quatro cilindros em linha mais robusto de uma Suzuki GS850, uma moto conhecida pela sua absoluta fiabilidade e robustez.
Esta Quasar, portanto ainda mais única, também exibe instrumentação da Suzuki, e será leiloada no dia 9 de outubro no Leilão de Motos Clássicas e Vintage da Charterhouse.

Como prova da reputação à prova de bala do seu motor, “a moto funciona bem e veio a ser conduzida” até ao salão de vendas onde se encontra atualmente, de acordo com a Charterhouse.
“Distinta e memorável é certamente uma forma de a descrever”, diz George Beale, bem conhecido colecionador, ex-Team Manager e responsável de motos da Charterhouse.
A Charterhouse afirma que espera licitações na faixa dos 7.000 a 8.000 Euros, o que parece razoável para algo tão raro e único, uma peça de história ainda utilizável no dia a dia.