Destinada a trabalho agrícola em grandes propriedades
O trabalho com gado na Austrália e Nova Zelândia pode agora ser feito com a Kawasaki Stockman, de 233 cc e refrigerada a ar.

Em termos de novos modelos para começar 2026 com o pé direito, esta Kawasaki Stockman de aspeto robusto não é exatamente o que esperávamos da empresa japonesa. A nova moto foi concebida especificamente para agricultores, criadores de gado e similares, mas, infelizmente para nós, só estará disponível na Austrália e Nova Zelândia.

Sob a sua carroçaria compacta, encontra-se um motor monocilíndrico de 233 cc refrigerado a ar que produz 14 kW (18,7 cv) às 7.600 rpm e 19,8 Nm de binário às 6.100 rpm. O motor com injeção eletrónica está também acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Apesar da sua aparência robusta e funcional, a Stockman vem com algumas características bastante interessantes.
Uma delas é o mecanismo de bloqueio da alavanca da embraiagem, que permite ao condutor manter a moto engrenada sem acionar a alavanca. A nova moto conta ainda com protetores de alavanca em alumínio, uma ótima funcionalidade para conduzir em áreas com vedações ou ramos pendentes.

Um porta-bagagens traseiro e out4o dianteiro são também items de série, assim como protetores em redor do motor. Na dianteira, encontramos forquilhas telescópicas convencionais de 37 mm, enquanto na traseira, a suspensão é completada com um mono-amortecedor ajustável na pré-carga da mola.
A moto tem jantes de 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás, e a travagem é feita por travões de disco tanto à frente como atrás. O curso da suspensão dianteira é de 158 mm, enquanto o da traseira é ligeiramente superior, com 168 mm.
Para além disso, a Stockman tem um peso seco estimado em 130 kg, uma altura do assento de 845 mm e uma altura ao solo de uns modestos 220 mm. O depósito tem capacidade para até 7,5 litros de combustível e as cores disponíveis são verde azeitona ou o clássico verde lima da marca.















