Firma alemã especializa na espantosa conversão
Cruzamento dum quad com uma superdesportiva, preservando o melhor dos dois mundos num formato homologado para a estrada, a Exeet 900 parece que vai a 240 só parada… Não é muito comum ver uma supernaked transformar-se num hyperquad, muito menos num que possa ser usado na via pública, mas é isso mesmo que a Exeet produz.

Fotos: Exeet
Uma moto capaz de gerar 207 cv e um quad combinados num único veículo está longe de ser o normal, mas é exatamente o que temos aqui, com esta BMW M1000 R convertida e totalmente legalizada para utilização na via pública.
É importante salientar que a Exeet GmbH, a oficina de customização por detrás desta incrível MR Competition, é bastante conhecida por converter motos em verdadeiros monstros de quatro rodas.
A empresa já transformou vários modelos da Kawasaki em hyperquads, incluindo uma variante da Z H2. Utilizou também uma BMW S1000 R e uma Ducati Streetfighter como base para os quadriciclos homologados para utilização na via pública.

A Exeet foi fundada em 2012 pelo veterano piloto de ATV Sebastian Jornitz, que passou anos a conceber e construir os seus próprios ATV de competição, além de gerir o seu próprio concessionário. Isto foi antes de fundar esta empresa, que constrói especificamente quadriciclos baseados em motociclos homologados para utilização na via pública.
Agora, em relação ao novo hiperquad baseado na M1000 R, utiliza o mesmo motor de 999 cc refrigerado a água/óleo que equipa a naked da BMW.
Este produz 210 cv e aproximadamente 116 Nm, cerca de 3 Nm a mais de binário do que a BMW afirma que a sua moto produz.

O MR Competition está homologado na Alemanha como um veículo novo e foi parcialmente construído como um projeto para um cliente e como uma moto conceito da empresa. A parte eletrónica manteve-se praticamente a mesma do M1000 R; no entanto, algumas das principais mudanças incluem o desenvolvimento e fabrico de um chassis quad da Exeet.
A sua suspensão dianteira de duplo braço oscilante é da Öhlins e foi afinada especificamente para este veículo. O chassis foi construído internamente pela Exeet, e também foram adicionados uma carroçaria personalizada e painéis de carbono.

Em entrevista à Bike Bound, Thorsten Arenz, diretor-geral da Exeet, afirmou o seguinte sobre o novo hyperquad baseado na M1000 R: “A ideia do projeto, numa frase, foi: ‘Coração de superbike num veículo que visualmente se assemelha mais a um pequeno protótipo de um carro de corrida — limpo, técnico e sem exageros’”.

A empresa acrescentou ainda: “Parece um carro de Fórmula 2 com um guiador de moto — absolutamente insano… Em estrada, é extremamente preciso: curvas apertadas, muita sensibilidade, travagem brutal, mas controlável. Em pista, torna-se uma experiência de cortar a respiração — pontos de travagem muito tardios, velocidades elevadas em curva e aceleração de superbike à saída das curvas, mas com muito mais estabilidade.”
Pode encontrar mais informações sobre alguns dos quadriciclos convertidos a partir de motos que a empresa construiu no site oficial da Exeet.
















