A Guarda Nacional Republicana apresenta novos Equipamentos de Proteção para os seus Motociclistas
A Convite da Direção de Comunicação e Marketing da GNR estivemos esta manhã presentes numa interessante apresentação que decorreu no Quartel do Carmo, junto ao conhecido Museu da Guarda, para ficarmos a conhecer um novo projecto que contempla a adopção de novos equipamentos de segurança e proteção para os Motociclistas da GNR.
Durante a apresentação foram-nos dados a conhecer dados estatísticos relativos à sinistralidade nacional registada pela GNR onde se destaca um pico de sinistros no ano 2019 de cerca de 140.000 sinistros dos quais 35.000 com vítimas com gravidade tendo posteriormente acusado uma descida por motivo do Covid 19 porém uma recuperação em 2022 já a atingir novamente os cerca de 130.000 sinistros com 32.000 com vítimas graves ou fatais.
Face a estes números a GNR decidiu dar o exemplo e introduzir novo equipamento na sua Guarda em duas rodas de forma não só a garantir maior segurança dos eus elementos como também a sensibilizar os cidadãos para a importância de se protegerem para diminuir as consequências de ferimentos graves em possíveis acidentes.
Com esse objectivo a GNR apresentou os novos equipamentos que resultaram de um processo de seleção face às novas exigências de segurança definidas onde a visibilidade joga também um papel principal. Nesse sentido a GNR adoptou equipamento que inclui faixas fluorescentes e refletoras e produzidos em material mais resistente. No local da apresentação pudemos observar o contraste entre o equipamento actual da Guarda e o novo equipamento em que o factor segurança foi reforçado integralmente.
Novos capacetes modulares totalmente equipados com sistemas de comunicação passando a adoptarn a cor branca e decorados com materiais reflectores e de cores berrantes. Blusões e calças igualmente dotados de faixas reflectoras e com proteções incorporadas. Mais ainda, passa a ser obrigatório a utilização de colete com air-bag sistema que nos foi demonstrado no local o resultado do seu acionamento.
Os veículos da GNR, tanto motos como carros, passam a adoptar a cor branca ( antes cinza metalizado ) novamente com elementos decorativos de cores vivas e refletoras para gantirem maior visibilidade.
Durante a apresentação prática pudemos escutar o Major António Maio, conhecido piloto campeão de todo-o-terreno, referir a importância desta evolução que terá um período de teste que irá decorrer durante a Volta a Portugal, onde 25 dos seus elementos, que irão acompanhar a Volta, irão estar equipados com os novos equipamentos. O resultado positivo deste período experimental fará estender aos restantes elementos da GNR o mesmo equipamento.
0 comments