Criar rotinas a andar de moto para aumentar a nossa segurança diária

By on 29 Março, 2023

A moto é um meio privilegiado de mobilidade e todos sabemos que de moto chegamos rápido a qualquer lugar e por há a tendência, pela descontração que gera o andar de moto e confiança que temos na nossa fiel amiga, de que estará sempre pronta para nos levar onde quer que seja o mais rápido possível e sem contratempos.

Esta realidade é ainda mais evidente pela manhã, em que nos deixamos estar a ouvir as notícias, a tomar o café e a ver os últimos posts nas redes sociais e de repente olhamos para o relógio e o tempo passou e já estamos atrasados e pensamos “ não há crise que de moto estou no escritório num instante”…

E mais ou menos todos os dias temos uma rotina criada, acordamos, tomamos café, duche, roupa lavada, telemóvel, chaves de casa e da moto, mochila, blusão, capacete e luvas e fazemo-nos à estrada. Na volta uma rotina semelhante e tudo acontece de forma repetida sem pensarmos em mais nada embrenhados que estamos nos problemas do dia a dia, pessoais e profissionais.

Ora na nossa rotina diária deveremos também introduzir elementos que assegurem que a mesma se mantém com segurança e que desde o princípio do dia até final do mesmo tudo decorre sem contratempos. Por isso chamaos aqui à vossa atenção para algumas questões simples que deverão ser parte da tua rotina diária e que poderão aumentar a tua segurança e a dos demais no teu dia a dia :

  • Quando chegas á moto pela manhã deves arrancar a moto e deixar o motor aquecer durante um minuto, por exemplo enquanto colocas o capacete e as luvas e te preparas para arrancar. Assim a moto estará nas melhores condições para rodar.
  • O equipamento que vestes deverá ser adequado para moto e incluir proteções internas ( ombros, cotovelos e sobretudo coluna ).
  • O capacete deverá ser sempre integral ( de preferência ) e com fecho de duplo anel em D ( omesmo que utiliza em MotoGP). A viseira deverá estar limpa e livre de gorduras ou sujidade.
  • Deverás sempre verificar a pressão dos pneus de uma forma simples. Esta é uma forma um pouco arcaica de que desenvolvi mas que funciona e é bastante prática embora não precisa. Ir a uma estação de abastecimento e colocar a pressão recomendada para os pneus pelo fabricante e depois pontapear com a biqueira do pé a superfície do pneu. Sentir como reage ao toque o teu pé. Depois retirar 10 PSI’s à pressão e repetir o gesto. Assim ficas a saber de forma simples como reage ao impacto do teu pé um pneu cheio versus um pneu vazio.
  • De qualquer forma é recomendável semanalmente verificar a pressão dos pneus pois poderás ter um furo lento, ou um mau ajuste do pneu à jante no caso dos pneus tubeless.
  • Testar também luzes e piscas e também o bom funcionamento da luz de stop.
  • Não te esqueças de confirmar o nível de combustível para que não fiques a meio do trajecto que tens de realizar
  • Finalmente, sai com alguma antecedência, de 5 a 10 minutos, para realizares o teu percurso, assim poderás rodar com tranquilidade, desfrutar do que te rodeia e chegar descontraído ao teu destino para começares com mais energia o teu dia.
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments